De 8 a 12 de outubro, Maringá vai respirar literatura, arte e cultura durante a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim). O evento, que já virou tradição na cidade, acontece na Travessa Jorge Amado, entre as avenidas João Paulino Vieira e Prudente de Morais, e promete uma programação intensa e gratuita para todos os públicos.
Organizada pela Prefeitura de Maringá, a Flim reunirá autores consagrados e novos talentos, com mesas literárias, oficinas, palestras, lançamentos de livros, estandes de editoras, livrarias, exposições de ilustradores e apresentações culturais.
Grandes nomes da literatura na Flim 2025
A edição deste ano traz convidados nacionais e internacionais, como Raphael Montes, um dos principais nomes da literatura policial brasileira, Mariana Carrara, Ana Guadalupe, o escritor indígena Cristino Wapichana e Pedro Salomão, que mistura literatura e empreendedorismo em suas obras.
A programação também terá atrações musicais e poéticas, com apresentações de Estrela Leminski e Téo Ruiz, conhecidos por unir música, poesia e performance em seus shows.
Literatura local ganha espaço especial
Os escritores da região terão destaque no projeto “Autores da Nossa Terra”, que reunirá nomes como Tana Moreano, Olga Agulhon, Zeca Grigoletto, Thays Pretti, Piera Schneider e Adrian Brito. O objetivo é valorizar a produção literária local e aproximar o público dos talentos maringaenses.
Com o tema “Entre Mundos”, a Flim 2025 vai explorar questões contemporâneas, como saúde mental, sustentabilidade, aquecimento global, representatividade e ancestralidade. Também haverá debates sobre o livro físico e o digital, literatura indígena e infantil, além de protagonismo feminino e diversidade LGBTQIAP+.
Educação, arte e inclusão
A festa literária também contará com a presença de instituições de ensino e secretarias municipais, que vão promover atividades interativas e educativas. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participa com o projeto Re-existir, que inclui exibições audiovisuais, saraus e mesas-redondas. Já as universidades UniCV e UniCesumar terão espaços dedicados à literatura e à educação.
A Secretaria de Educação vai levar histórias em quadrinhos, enquanto a Secretaria da Criança promoverá atividades lúdicas e concursos culturais. Outras pastas, como Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) e Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), vão realizar ações interativas, como murais de poesia, quiz literário e mini cinema.
Confira a programação da Flim 2025:
Quarta-feira, dia 8
Flávio Colombini – fará visitação em escolas municipais
9h30 – Lavínia Rocha
14h e 15h30 – Jhon Conceito
14h – Tino Freitas
14h – Matheus Peleteiro
19h – Pau de Cabinda
20 h – Show de Estrela Leminski e Téo Ruiz
Quinta-feira, dia 9
10h – Piera Schnaider
10h – Thays Pretti
14h – Irmãs de Palavra
19h – Ana Guadalupe
19h – Mariana Salomão Carrara
20h – Raphael Montes
Sexta-feria, dia 10
10h – Zeca Grioleto
11h – Dinha
11h – Jeovanna Vieira
14h – Rafael Calça
15h – Lúcia Hiratsuka
16h – Lua Lamberti
16h – Apêagá
17h – Mayara Blasi
17h – Cilene Resende
17h – Layse Moraes
19h – Lúcia Hiratsuka
19h – Rafael Calça
20h – Jeovanna Vieira
Sábado, dia 11
15h – João Silvério Trevisan
18h – Karen Debértolis
18h – Pedro Lucas Moro
19h – Cristino Wapichana
20h – Renato Forin Jr.
Domingo, dia 12
11h – Gaetano Buompane
15h – Carolina Britto
15h – Hada Maller
14h, 15h e 19h – Pedro Salomão.