obras foz (1)
Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem intensificado os investimentos em infraestrutura urbana no primeiro trimestre de 2025. Entre os principais avanços estão a modernização da iluminação pública, a ampliação da malha viária e o reforço no sistema de drenagem, iniciativas que visam melhorar a mobilidade urbana e a segurança dos moradores.

No setor de iluminação pública, foram realizadas 888 conversões para LED, proporcionando maior eficiência energética e segurança. Além disso, 2.960 atendimentos de manutenção e 1.845 podas de árvores foram executados para evitar interferências na rede elétrica e ampliar a visibilidade nas vias.

A pavimentação também segue como prioridade. Até o momento, 83.303 m² de novas pavimentações foram concluídas, garantindo melhores condições de tráfego. Além disso, 920 buracos foram tapados, reduzindo transtornos para motoristas e pedestres. A aplicação de 1.408 toneladas de fresagem e 1.325 toneladas de PMF (Pré-Misturado a Frio) contribuiu para a recuperação de diversas vias do município.

Outro ponto crucial para a infraestrutura da cidade é o sistema de drenagem, segundo o executivo. A Prefeitura cadastrou 250 km de rede de drenagem e identificou 620 bueiros com necessidade de limpeza ou manutenção. Ao todo, 545 pontos críticos foram desobstruídos, enquanto 82 bocas de lobo com tampa quebrada e 23 sem tampa foram mapeadas e estão sendo corrigidas. Além disso, 1.150 manutenções em tampas de bocas de lobo foram executadas para garantir o funcionamento adequado do escoamento pluvial e evitar alagamentos.

Além das melhorias viárias e estruturais, a Prefeitura também avança em obras no setor educacional e habitacional. Entre as iniciativas concluídas estão a reforma e ampliação do CMEI Maricota Basso e da Escola Municipal Duque de Caxias, além da construção do CMEI Angatuba. Outros projetos seguem em andamento, como a reforma da Escola Municipal Cândido Portinari, que já alcançou 60% de execução, e a construção de unidades habitacionais pelo programa Foz Habita, atualmente com 48% das obras concluídas.

Com informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu