Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Imagem meramente ilustrativa (Geraldo Bubniak/AEN)

Foz do Iguaçu está apostando na ampliação da sua malha aérea. A cidade acaba de contratar Gianfranco “Panda” Beting, especialista do setor e um dos fundadores da Azul Linhas Aéreas, para atuar como consultor e ajudar na captação de novos voos. A contratação foi viabilizada com recursos do Fundo Iguaçu e será feita em parceria com a Gestão Integrada do Turismo da cidade.

O objetivo é aumentar a conectividade aérea de Foz, facilitando o acesso dos visitantes e ampliando o número de voos e rotas disponíveis.

Além disso, durante a WTM São Paulo, um dos maiores eventos de turismo do país, a equipe de Foz também manteve reuniões com representantes da Azul, Gol e Latam. A ideia é reforçar o potencial turístico da cidade e manter um diálogo direto com as principais companhias do setor.

Aeroporto passou por obras

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu está de cara nova depois de receber investimentos de R$ 396 milhões em melhorias no terminal nas áreas interna e externa, ampliando ainda mais o potencial turístico da região.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou no último dia 21 de janeiro da entrega das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O investimento foi da CCR Aeroportos, que administra o terminal desde 2022. Foram gerados cerca de 1,7 mil empregos diretos com as obras de melhoria no complexo aeroportuário, que duraram pouco mais de um ano.

Veja as principais intervenções

Entre as principais intervenções realizadas pela concessionária estão a ampliação do terminal de passageiros em 5 mil metros quadrados (m²); nova área de check-in, com mais de 30 balcões, e esteira de bagagens automatizada; nova sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque; ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m²; e três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves categoria C, as principais utilizadas na aviação.

Também foram adequadas as áreas de escape na pista (RESAs), seguindo a legislação vigente, que determina que elas devem ter, no mínimo, 90 x 90 metros de comprimento; além de construído um novo terminal de cargas. Espaços de alimentação e comércio foram inaugurados, oferecendo mais praticidade para os passageiros que utilizam o terminal.

A CCR Aeroportos vai homologar a ampliação, de 600 metros, da pista de pouso e decolagem do aeroporto, que conta com uma extensão de 2.800 metros, a segunda maior do Sul do Brasil, atrás apenas do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre. O processo junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá ser finalizado até março deste ano, com investimento de R$ 20 milhões.