Franklin de Freitas – Paraná tem pelo menos 9 mil pessoas em situação de rua. Imagem meramente ilustrativa

A Prefeitura de Foz do Iguaçu montou um plano para proteger as pessoas em situação de rua durante os meses mais gelados do ano. Entre maio e setembro de 2025, o número de vagas em abrigos será ampliado de 140 para 170. São 30 novos espaços temporários, com estrutura para atender homens, mulheres, idosos e famílias. Das 170 vagas, 50 são destinadas a mulheres, idosos e famílias; 90 para homens adultos e 20 para pernoite.

Uma parceria com a Cáritas Diocesana também vai oferecer10 vagas noturnas extras a partir das 17h. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que percorrem as ruas diariamente, vão distribuir cobertores para quem, por algum motivo, não quiser ou não puder ir aos abrigos. A Secretaria de Assistência Social fez um levantamento de roupas de inverno, como jaquetas, calças, meias e mantas.

Como ajudar pessoas em situação de rua

Quem precisa de ajuda ou quer indicar alguém que precise pode procurar o Centro POP, na Rua Monsenhor Guilherme, 527, no Jardim São Paulo. O local funciona das 7h às 19h e faz os encaminhamentos para uma das três casas de acolhimento da cidade nos bairros Jardim São Paulo, Porto Belo e Jardim Ana Cristina.

À noite, o atendimento é feito pelo SEAS, que segue nas ruas e também pode ser acionado pela população pelos telefones (45) 99997-3773 ou 0800 045-1407.