Foz do Iguaçu usa inteligência artificial para mapear população em situação de rua

Com informações da prefeitura
rua

(Foto: Franklin de Freitas/ Arquivo Bem Paraná)

Foz do Iguaçu vai realizar, entre 19 e 25 de agosto, um censo inédito da população em situação de rua usando um aplicativo próprio com inteligência artificial. A ferramenta, chamada Conecta Foz, foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Tecnologia e permite registrar entrevistas offline, com geolocalização e envio automático dos dados.

Além de mapear essa população, o sistema poderá ser usado por outras áreas da prefeitura, como saúde, educação, obras e meio ambiente, para coletas de dados rápidas e seguras.

O levantamento será feito por 48 servidores e voluntários, em três turnos, percorrendo toda a cidade. As entrevistas vão abordar temas como saúde, habitação, vínculos familiares e empregabilidade. Atualmente, o único dado oficial vem do Cadastro Único, que estima de 964 a 1.060 pessoas em situação de rua, mas com números defasados.

O objetivo é traçar um diagnóstico preciso para orientar políticas públicas mais eficazes e identificar até mesmo pessoas que circulam entre municípios.