Limpeza casa – caes resgatados 6
O local estava tomado por lixo, restos orgânicos e objetos abandonados (Foto: PMC/Divulgação)

Depois da prisão de um homem de 57 anos por manter 38 cachorros em situação de maus-tratos, a Prefeitura de Castro, nos Campos Gerais, confirmou que já vinha acompanhando o caso há anos. Segundo a assistente social Adriana Halat, desde 2018 o município tentou oferecer benefícios assistenciais, mas o morador se recusava a aceitar grande parte do apoio disponibilizado.

“As intervenções possíveis foram realizadas, porém não tivemos adesão do cidadão. Ele acessou alguns benefícios, os que teve interesse, mas não podemos obrigá-lo a receber aquilo que ele recusa”, explicou Adriana. A Secretaria de Assistência Social chegou a oferecer acolhimento na Casa Pop, espaço destinado a pessoas em situação de rua, mas a permanência depende da vontade do cidadão.

Terreno tinha mais de 100 toneladas de lixo

Após a prisão, equipes da prefeitura realizaram uma operação de limpeza no terreno onde o homem vivia, na Vila Rio Branco. Em dois dias de trabalho, foram retirados nove caminhões de entulhos, totalizando mais de 100 toneladas de lixo acumulado.

O local estava tomado por lixo, restos orgânicos e objetos abandonados, que colocavam em risco não só a saúde do morador, mas também da vizinhança.

Lembre o caso

O homem foi preso no dia 23 de junho após denúncia de maus-tratos feita à Polícia Civil do Paraná. Os agentes encontraram 38 cães vivendo em condições degradantes, muitos sem água, sem alimentação adequada e com sinais visíveis de doenças, ferimentos e tumores. Todos foram resgatados e encaminhados ao canil municipal, onde passaram por banho, desverminação e estão sendo castrados.

O suspeito foi liberado pela Justiça na última sexta-feira (4) e segue em liberdade provisória até a realização do julgamento.

Cães estão prontos para adoção

Os 38 animais resgatados agora estão disponíveis para adoção no canil municipal de Castro. A expectativa é que a comunidade abrace a causa e ofereça um novo lar para esses cães, que enfrentaram uma realidade de abandono extremo.

O canil fica na Rua Oscar Marfut, nº 1.601, na Vila Rosário, e o contato pode ser feito pelo WhatsApp (42) 2122-5322.