Cidades do Paraná Connected Smart Cities

Londrina entra para o Top 10 das cidades mais inteligentes do Brasil

Editada por Isabelle Sales
Londrina-cidade-drone-imagem-noturna-Rodolfo-Gaion_CMTU-1

Londrina sobe no Ranking Connected Smart Cities Foto: Rodolfo Gaion / CMTU

Londrina conquistou destaque nacional ao figurar entre as dez cidades mais inteligentes do País com mais de 500 mil habitantes, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2025. O resultado foi divulgado nesta semana em São Paulo, durante o maior evento de inovação do Brasil, o Cidade CSC 2025.

Emum ano, Londrina avançou sete posições no ranking geral, subindo da 24ª em 2024 para a 17ª colocação, com 55,25 pontos. Entre os municípios da Região Sul, a cidade ocupa a quinta posição, ficando atrás apenas de Curitiba e Pato Branco no Paraná. Maringá, que estava à frente no ano passado, aparece agora em 19º lugar.

No recorte de cidades com mais de 500 mil habitantes, Londrina é a 10ª colocada, superando capitais como Brasília, Goiânia e Porto Alegre.

Além da posição no ranking, Londrina recebeu o Selo Ouro de melhores práticas de governança em ecossistemas de inovação. O reconhecimento mostra o fortalecimento de políticas públicas e iniciativas que conectam tecnologia e desenvolvimento sustentável ao dia a dia da população.

Destaques e desafios nos indicadores

O ranking avalia 75 indicadores distribuídos em 13 áreas. Londrina se destacou em Segurança (78 pontos), Resíduos Sólidos, Esgoto e Água (74), Telecomunicações (72) e Educação (62).

Por outro lado, a cidade ainda tem desafios em setores como Energia (49), Inovação e Empreendedorismo (48), Condições Sociais (36), Mobilidade Urbana (38), Habitação e Planejamento Urbano (34), Economia e Finanças (31) e Meio Ambiente e Soluções Climáticas (30).