Londrina evita fechamento de acesso da BR-369 e define mudanças imediatas no trânsito

A região é conhecida por acidentes frequentes, trânsito intenso e risco para pedestres

Editada por Isabelle Sales
acesso-da-BR-369-Avenida-Tiradentes-à-Rua-Serra-dos-Pirineus-Emerson-Dias_NCom-1

(Foto: Emerson Dias/PML)

Após testes que cogitaram o fechamento do acesso da BR-369 (Avenida Tiradentes) à Rua Serra dos Pirineus, em Londrina, a prefeitura decidiu manter o acesso aberto e adotar mudanças imediatas no trânsito da região.

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (17), com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (DNIT), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Ippul e vereadores.

A região é conhecida por acidentes frequentes, trânsito intenso e risco para pedestres. O teste de fechamento do acesso, feito por 40 minutos recentemente, gerou preocupação entre moradores e comerciantes do Jardim Bandeirantes.

Entre as ações imediatas definidas para melhorar o trânsito na região estão a transformação da Rua Ruy Virmond Carnascialli em mão única, a instalação de um botão de travessia para pedestres no cruzamento da Rua Serra dos Pirineus com a BR-369.

O projeto também prevê a abertura de uma nova conversão entre a Avenida Agulhas Negras e a Avenida Serra da Esperança, a implantação de balizadores para organizar o tráfego e a ampliação da baia de conversão da Avenida Tiradentes para a Rua Serra dos Pirineus, permitindo melhor acomodação dos veículos.

O objetivo é dividir o fluxo de veículos e reduzir acidentes, criando novas rotas de circulação para evitar o fechamento total do acesso, que afetaria diretamente o comércio e os moradores do Bandeirantes.

Um estudo técnico mais profundo será feito por PRF, CMTU, Ippul e DNIT, enquanto as medidas de curto prazo já começam a ser executadas nos próximos dias.

A proposta foi acatada por todos os órgãos presentes, e as soluções serão formalizadas junto ao DNIT local e encaminhadas para análise em Curitiba.