A Prefeitura de Londrina lançou nesta quinta-feira (10) uma plataforma gratuita para ajudar na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. Chamada de CRO Previne, a ferramenta online permite que qualquer pessoa acesse informações, aprenda a fazer autoexames bucais e, caso encontre algo suspeito, possa preencher um formulário de triagem para agendar uma avaliação com especialistas.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) e a Universidade Positivo – Campus Londrina.
Como funciona a plataforma CRO Previne
No site, o usuário encontra conteúdos sobre sintomas, fatores de risco, prevenção e como identificar lesões suspeitas. A página também ensina a fazer um autoexame da boca, que deve ser feito pelo menos uma vez ao mês.
Caso o usuário encontre algo estranho, pode preencher um formulário online com as informações do que foi observado, além de seus dados e a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Essas informações são encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da cidade, que agenda a avaliação presencial com um dentista. Se necessário, o paciente será encaminhado para o tratamento oncológico. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura.
Câncer de boca
O câncer de boca e orofaringe pode atingir a língua, lábios, gengivas, céu da boca e bochechas. Ele é mais comum em homens, principalmente fumantes, consumidores frequentes de álcool ou pessoas com infecção por HPV.
Só em 2021, esse tipo de câncer causou mais de 6 mil mortes no Brasil. A maioria dos casos é detectada tardiamente, o que dificulta o tratamento.
O dentista Paulo César Ribeiro, que atua no CEO de Londrina, descobriu uma pequena lesão na própria língua em 2017. Após o diagnóstico rápido, passou por duas cirurgias e radioterapia.
Tecnologia
O desenvolvimento da plataforma envolveu alunos e professores dos cursos de Odontologia, Engenharia de Software e Análise de Sistemas da Universidade Positivo. O projeto também marca a campanha Julho Verde, voltada à prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço.
Segundo o presidente do CRO-PR, Aguinaldo Coelho de Farias, a ideia é expandir a plataforma para outros municípios e também outros temas de saúde bucal, como prevenção para gestantes e doenças cardíacas.