Londrina, no norte do Paraná, intensifica a campanha de vacinação contra a febre amarela. A dose está disponível em todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, sem necessidade de agendamento. A vacina é indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos e é a principal forma de prevenção contra a doença. Segundo a Prefeitura de Londrina há 6.875 doses do imunizante em estoque e uma cobertura vacinal de 80,95% para menores de um ano. A meta do Ministério da Saúde é de 95%.
A medida vem em um momento de aumento de casos no país. O estado de São Paulo, por exemplo, já registrou 12 casos confirmados em 2025, com oito óbitos, além de primatas infectados em diversas cidades. O Ministério da Saúde também emitiu alerta sobre transmissão elevada em quatro estados: São Paulo, Tocantins, Minas Gerais e Roraima.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e fraqueza. Em casos graves, pode levar à morte. A vacina tem eficácia entre 93% e 100% e é segura.
Onde se vacinar em Londrina?
As UBSs da zona urbana funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Na zona rural, o atendimento ocorre das 8h às 15h. Para se vacinar, basta levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.
Quem deve se vacinar?
As crianças devem tomar a primeira dose aos 9 meses e o reforço aos 4 anos. Pessoas entre 5 e 59 anos que nunca foram vacinadas devem tomar dose única. Os viajantes que receberam a dose fracionada em 2018 e vão para áreas com circulação do vírus precisam de reforço. Já os idosos acima de 60 anos devem passar por avaliação médica antes de se vacinar.
Com informações da Prefeitura de Londrina