Estadio-VGD-futebol-Londrina-Lec-Emerson-Dias-1
VGD será centro de treinamento da Copa do Mundo Feminina (Foto: Emerson Dias/PML)

O Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) de Londrina será um dos centros de treinamento da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, após a assinatura do contrato pelo prefeito Tiago Amaral, o presidente do Londrina Esporte Clube, Getúlio Castilho, o CEO da SAF do clube, Armando Chekerdemian, e o presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Felipe Prochet.

A medida, formalizada na tarde de quarta-feira (8), foi acompanhada da sanção da lei municipal 13.993/2025, que autoriza a cessão do estádio à FIFA e à FWWC27 Ltda., subsidiária da entidade no Brasil. O procedimento era necessário porque a lei que permitiu o uso do VGD anteriormente não autorizava novas cessões sem aval legislativo.

O VGD foi escolhido após vistorias realizadas pela FIFA em setembro, junto ao Estádio do Café. Agora, o espaço poderá receber seleções durante o período de preparação para a competição, que acontece entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Os centros de treinamento definitivos serão divulgados seis meses antes do início da Copa.

Estrutura e planejamento para receber o evento

O presidente da Fundação de Esportes, Felipe Prochet, destacou que a articulação para que Londrina fosse escolhida começou em fevereiro. Segundo ele, o VGD foi selecionado por suas boas condições estruturais e pelas reformas recentes. Pequenas melhorias ainda serão exigidas pela FIFA, e a equipe local já iniciou contatos com seleções de países como Itália, Espanha, Portugal, Alemanha e Japão para garantir sua estadia na cidade.

O CEO da SAF do LEC, Armando Chekerdemian, ressaltou que o projeto fortalece a união entre torcida e cidade, aumentando a projeção esportiva e internacional de Londrina.

Segurança reforçada para jogo decisivo do Londrina

Além do anúncio da Copa do Mundo, o prefeito Tiago Amaral se reuniu com a Polícia Militar e representantes do LEC para definir a estrutura de segurança da partida contra o São Bernardo, pela última rodada da Série C, no sábado (11), às 17h. Todos os ingressos para arquibancada já estão esgotados, e o jogo pode garantir a classificação do Londrina para a Série B em 2026.

Outra reunião será realizada na quinta-feira (9) para alinhar detalhes finais do esquema de segurança, com a participação da torcida organizada Falange Azul. O presidente do clube, Getúlio Castilho, reforçou a importância do diálogo entre cidade, clube e torcida para garantir um evento seguro e organizado.