O programa Família Acolhedora de Cascavel está com inscrições abertas para famílias interessadas em acolher adolescentes que precisaram ser afastados de seus lares por sofrerem violações de direitos.
Criado em 2004, o serviço é considerado o principal programa de proteção a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de 150 jovens estão acolhidos em 130 famílias cadastradas, mas há necessidade urgente de novas famílias, principalmente para receber adolescentes.
Como funciona o acolhimento em Cascavel
As famílias participantes oferecem um ambiente seguro, estável e acolhedor até que os adolescentes possam retornar ao lar de origem ou sejam encaminhados para adoção, quando definido pela Justiça.
Para se inscrever, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e certidões negativas de antecedentes criminais.
Além de capacitação e acompanhamento técnico da Secretaria de Assistência Social, as famílias acolhedoras recebem bolsa-auxílio para despesas, isenção do IPTU e suporte contínuo da equipe especializada.
Onde se inscrever
Os interessados podem procurar a sede do Serviço Família Acolhedora, na Rua Porto Alegre, 557, Bairro Pioneiros Catarinenses, e se cadastrar a qualquer momento.