
Maringá se prepara para entrar no circuito dos grandes festivais culturais com a chegada do Festival Medieval 2026. Inspirado no tradicional evento da cidade portuguesa de Leiria, cidade-irmã do município, o festival será realizado entre 6 e 8 de novembro de 2026 e terá gastronomia, arte e atrações históricas.
O lançamento oficial aconteceu nesta quinta-feira (7), em um evento teatral com cenários temáticos, danças e lutas encenadas, que remeteram a produções cinematográficas.
Durante o lançamento, foi assinada a portaria que institui a Comissão Organizadora do evento, formada por representantes da sociedade civil e conselhos municipais, que acompanharão todas as etapas da programação. Também será aberto um edital para contratação de artistas locais, além da participação de setores como gastronomia e artesanato.
Anúncio de novo parque turístico
No mesmo evento, o prefeito Silvio Barros anunciou a criação do Parque Português, que será construído em um terreno municipal de 18 mil metros quadrados no Eurogarden.
O espaço contará com elementos arquitetônicos e jardins inspirados na cultura portuguesa, criando mais um atrativo turístico para a cidade. Segundo o prefeito, o festival e o novo parque fazem parte de um esforço para fortalecer o turismo cultural e diversificar a matriz econômica de Maringá.
Organização e referências internacionais
O Festival Medieval 2026 será organizado em parceria com a Associação Cultural Lirius, conhecida por mais de duas décadas de experiência em espetáculos épicos. A equipe busca reproduzir a qualidade e a atmosfera do “Leiria Medieval”, evento que inspirou o projeto e que foi visitado por uma comitiva de Maringá dias antes do lançamento.