Maringá terá um novo modelo de segurança para as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). A medida inclui a entrega de viaturas à Guarda Civil Municipal (GCM) e a divisão da cidade em quatro áreas de patrulhamento. Cada região será atendida por uma equipe fixa da GCM, responsável por rondas nas unidades escolares do seu setor.
Além do reforço nas rondas, a GCM agora passa a ter acesso às imagens de cerca de 1.800 câmeras de monitoramento instaladas nas escolas e Cmeis da rede municipal. As imagens serão acompanhadas em tempo real e, em caso de ocorrência, os agentes responsáveis pelo patrulhamento na área serão imediatamente acionados. Todas as unidades também contam com botão de pânico e sistemas de alarme, conectados a uma empresa de segurança terceirizada.
Mais segurança nas escolas
O objetivo do novo formato é garantir uma presença mais constante e próxima das forças de segurança nas escolas e ampliar a agilidade no atendimento de situações de risco. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a padronização das equipes por região deve fortalecer a relação entre os agentes e a comunidade escolar.
Como parte da estratégia, a prefeitura tem visitado cidades que são referência nacional em segurança escolar, com o objetivo de incorporar boas práticas. Estão em análise medidas como a instalação de totens com câmeras equipadas com inteligência artificial em todas as unidades de ensino.
A iniciativa também envolve apoio da Câmara Técnica de Educação do Codem, que realiza estudos para identificar os métodos mais eficazes na área. Equipes da Prefeitura têm se reunido com representantes do conselho para discutir dados e propor ações adaptadas às necessidades de cada região da cidade.