027569b1-a655-422a-a1be-bc2835ec5f85
Maringá celebra Dia Mundial Sem Carro e promove mobilidade sustentável (Foto: Rafael Macri/PMM)

Nesta segunda-feira (22), Maringá participou do Dia Mundial Sem Carro, movimento internacional que busca conscientizar sobre os impactos ambientais e sociais do uso excessivo de automóveis. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), incentiva a população a adotar alternativas como bicicleta, caminhada e transporte coletivo.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, a proposta é estimular a mudança de hábitos de forma gradual e coletiva. “Estamos incentivando nossos servidores a deixarem o carro em casa e optarem por meios mais sustentáveis de deslocamento. Esse gesto, além de contribuir para o meio ambiente, melhora a qualidade de vida e serve de exemplo para toda a cidade”, destacou.

Origem do movimento

O Dia Mundial Sem Carro surgiu na Europa, nos anos 1970, durante a crise do petróleo. A partir dos anos 2000, ganhou força em diversos países e chegou ao Brasil em 2001. Desde então, tornou-se um símbolo de reflexão sobre a mobilidade urbana e os desafios para construir cidades mais sustentáveis.

Paraná tem “boom” de emplacamentos de carros

O número de emplacamentos de veículos cresceu 11% no Paraná. Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), entre os dias 10 e 19 de agosto, 10 dias antes do anúncio, feito em 20 de agosto, 10.647 veículos foram emplacados no Paraná.

Nos 10 dias seguintes, entre 20 e 29 de agosto este número saltou para 11.807 registros, uma média de 1.118 por dia. Somente em 20 de agosto, foram 1.418 novas placas em um só dia.

O Estado já observava uma alta no número de emplacamentos nos primeiros oito meses deste ano, com crescimento de 34% em relação ao mesmo período de 2024. Foram 233.127 novos registros entre janeiro e agosto de 2025, contra 174.033 até agosto do ano passado. Os números dizem respeito a veículos novos, sem incluir a mudança das placas antigas para o padrão Mercosul e a transferência de veículos de outros estados para o Paraná.