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(Foto: Rafael Macri/PMM)

Pela primeira vez desde 2002, Maringá passa dois meses consecutivos sem registrar mortes no trânsito, um marco histórico para a cidade. O período considerado vai de 1º de janeiro a 13 de outubro de 2025, e os dados indicam uma tendência de queda nas fatalidades se comparados à série histórica iniciada em 1998.

Entre as ações que contribuíram para a redução estão o recolhimento de veículos irregulares, a fiscalização intensificada e a padronização do limite de velocidade em 60 km/h no Contorno Sul, que resultou em queda de óbitos nessa via de quatro em 2024 para apenas um em 2025.

Educação no trânsito e mobilização da comunidade

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) reforçou a prevenção durante o ‘Mês da Mobilidade’ em setembro, promovendo ações educativas e campanhas de conscientização. O objetivo é incentivar condutas mais seguras, como respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e evitar o uso do celular ao volante, destaca o secretário Luciano Brito.

  • Maringá passa dois meses sem mortes no trânsito e registra menor letalidade desde 2002

Os números confirmam uma redução consistente nas mortes. Em 2024, foram 32 vítimas fatais, enquanto em 2025, até 13 de outubro, o total caiu para 23. A média mensal de óbitos em 2025 é de 2,3 mortes, e a projeção indica que o ano pode terminar com apenas 25 óbitos, a menor quantidade registrada desde o início da série histórica.

Perfil das vítimas em Maringá

Embora os números tenham diminuído, os motociclistas continuam sendo os mais vulneráveis, representando 11 das 23 mortes registradas até outubro, uma queda de 26,6% em relação a 2024. Homens representam 81% dos óbitos, e a maioria das vítimas tem entre 20 e 39 anos. Neste ano, não foram registrados óbitos de motoristas de automóveis.

Um dos pontos críticos da cidade, a Avenida Prefeito Sincler Sambatti (Contorno Sul), ganhou padronização de velocidade em 60 km/h em maio de 2025, tornando o tráfego mais previsível e seguro. Segundo Alves, a medida foi decisiva para a redução da letalidade na via, transformando o trecho em um exemplo de eficácia de políticas de segurança viária.