A Secretaria Municipal de Saúde de Castro iniciou um mutirão de próteses dentárias que deve beneficiar entre 50 e 60 pacientes nesta primeira fase. A ação acontece no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado ao lado da UBS Bom Jesus, e tem como meta zerar a fila de espera para o tratamento no município.
Até o fim do ano, o mutirão prevê a confecção de pelo menos 100 próteses dentárias, atendendo pacientes que aguardam há muito tempo. Alguns estão na fila há mais de um ano, casos como o da moradora Anadir Castro, que esperava desde 2020.
Fila de espera deve ser zerada nos próximos meses
De acordo com o coordenador do CEO, Marcelo Nocera, cerca de 350 pessoas da área urbana de Castro ainda aguardam pela prótese. O objetivo do mutirão é acelerar os atendimentos e encerrar a fila em curto prazo. “Queremos garantir que ninguém precise esperar anos para voltar a sorrir”, destacou.
O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, explicou que a ação será integrada à rotina do centro odontológico. Mesmo com o mutirão, os atendimentos regulares continuarão normalmente, dobrando a capacidade de produção do CEO nos próximos meses.
Próximas etapas e ampliação para o interior
Segundo o prefeito Reinaldo Cardoso, o mutirão é apenas o início de um projeto maior. A ideia é que, em 2026, a iniciativa também chegue às comunidades rurais, onde cerca de 200 pacientes ainda esperam pela prótese.
Nesta primeira fase, os pacientes passarão por cinco consultas odontológicas até a entrega final da prótese, prevista para o início de dezembro.
Como funciona
Os pacientes atendidos nesta primeira fase do mutirão estavam nas filas de espera para a prótese. Eles passarão por cinco consultas com os profissionais odontológicos do CEO até a entrega final, que deverá ocorrer no início de dezembro.
Investimentos
Além dos mutirões, os investimentos com a saúde bucal em Castro também incluem o projeto ‘Pintando um Sorriso’, voltado às crianças da rede municipal de ensino e a mudança do CEO para um novo espaço em breve, proporcionando uma maior qualidade no atendimento aos pacientes.