onibus_eletrico-4-e1755810637464
(Foto: PML/Divulgação)

A partir desta sexta-feira (22), Londrina inicia os testes de um ônibus elétrico no transporte coletivo. O veículo será apresentado às 8h30 na plataforma F da linha 210 do Terminal Central e começará a circular logo em seguida.

O ônibus elétrico Azure A13BR, da fabricante chinesa TEVX Higer, tem 13 metros de comprimento, piso baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW, além de autonomia de 270 km. Durante 20 dias, o veículo vai operar em seis linhas diferentes, das 6h às 19h30, envelopado com design exclusivo para facilitar a identificação pelos passageiros.

O teste é conduzido pela CMTU em parceria com as duas concessionárias de transporte da cidade: Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. O objetivo é avaliar autonomia, tempo de recarga, desempenho no trânsito e condições gerais de operação, coletando dados para futuras aquisições.

Modelos similares já circulam em capitais como São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel. A iniciativa integra estudos de descarbonização energética e estratégias de mobilidade sustentável em Londrina, podendo futuramente ser aplicada em linhas específicas, como Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping e o quadrilátero central.

Linhas – Veja, abaixo, as linhas que serão atendidas durante os testes:

  • 213 – Catuaí Shopping
  • 228 – Anel Central
  • 108 – Albatroz
  • 109 – Rodoviária
  • 446 – Milton Gavetti/Norte Shopping
  • 305 – Campus UEL