
A Prefeitura de Londrina lançou nesta terça-feira (29) o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), uma nova estratégia para reforçar a segurança pública na cidade com ações permanentes, organizadas e em parceria com diversas instituições.
O GGI tem como principal objetivo unir forças municipais, estaduais e federais no enfrentamento da criminalidade, da violência e da desordem urbana.
Entre as primeiras prioridades está o combate aos furtos de fios de cobre, que geram prejuízos à população e alimentam o tráfico de drogas. A prefeitura já planeja propor mudanças na legislação para endurecer o combate a esse tipo de crime.
Gabinete reúne todas as forças de segurança
O novo gabinete foi criado por decreto e é composto por órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e secretarias municipais. Segundo o prefeito Tiago Amaral, a diferença do GGI é garantir uma atuação contínua e coordenada, e não apenas ações pontuais.
O GGI vai atuar em quatro frentes: operações preventivas, repressão qualificada, integração de inteligência e aprimoramento legislativo.
Conforme informações da prefeitura, os homicídios caíram de 23 para 14 no comparativo entre o primeiro semestre de 2024 e 2025, uma redução projetada de até 40% até o fim do ano.