Novo sistema no transporte de Maringá facilita pagamento por QR Code e oferece descontos

Haverá desconto de 15% nas viagens feitas entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30

Editada por Isabelle Sales
1000076204

(Foto: Rafael Macri/PMM)

Maringá começou a implementar, nesta terça-feira (12), um novo sistema de pagamento no transporte coletivo urbano que promete facilitar a vida dos passageiros. A novidade permite o pagamento da tarifa usando QR Code pelo celular e cartões de crédito ou débito com tecnologia por aproximação, além de manter o uso do tradicional cartão físico.

A implantação será gradual e estará disponível em todos os ônibus da rede municipal, que conta com 65 linhas e realiza cerca de 85 mil viagens diárias. O sistema também atenderá as 26 linhas da região metropolitana. Uma das principais inovações é o aplicativo Bipay, disponível para Android e iOS, que permite a compra de créditos via PIX e gera um QR Code para o embarque.

Outra forma de pagamento é direto na catraca, com cartões Visa, Master e Elo que tenham a função por aproximação, ideal para usuários ocasionais. Vale lembrar que essa opção não oferece integração entre linhas.

O modelo atual de bilhetagem com cartão físico segue ativo e pode ser recarregado em mais de 50 pontos credenciados, na loja da TCCC no Terminal Urbano ou pelo aplicativo. Os benefícios e gratuidades concedidos continuam valendo apenas para o cartão físico.

Descontos e integração pelo app

O novo sistema traz ainda a Integração Temporal Inteligente, que permite usar uma única tarifa para embarcar em dois ônibus diferentes dentro de um intervalo de tempo. Haverá desconto de 15% nas viagens feitas entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Para as linhas diretas a Sarandi e Paiçandu, o passageiro pagará tarifa cheia na primeira viagem e 50% na segunda, nos mesmos horários.