carramujo mandaguari
Foto: Prefeitura Mandaguari

Cerca de 25 kg de caramujos africanos foram recolhidos durante vistoria de rotina em um terreno baldio em Mandaguari, cidade do Norte do Paraná, nesta terça-feira (11). Segundo a Prefeitura do município, os moluscos são potenciais hospedeiros de dois parasitas, que podem causar doenças como meningite eosinofílica e angiostrongilíase abdominal, infecção que pode causar dor abdominal, febre, náuseas.

Introduzido no País de forma ilegal como um substituto mais rentável do escargot, o caramujo africano, além de apresentar riscos à saúde humana, impacta negativamente a natureza e a economia, esclarece o executivo.

Em Mandaguari, os caramujos africanos têm sido encontrados também em outros pontos da cidade. A Prefeitura ainda esclarece que a coleta dos caramujos pode ser feita pelos próprios moradores, de forma manual, utilizando luvas e sacos plásticos para proteger as mãos.

Os moluscos – com os ovos, se houver – devem ser coletados e depositados em um recipiente. Em seguida, devem ser esmagados e incendiados.

O molusco é uma espécie de caracol originária do Leste da África que foi introduzido em diferentes países dos cinco continentes. Atualmente é reconhecido como uma das piores espécies invasoras em todo o mundo. No Brasil, o caramujo africano já foi registrado em 23 estados, ocorrendo em diferentes ecossistemas.

No Paraná foi identificado pela primeira vez no ano 2000 no município de Paranaguá, litoral do estado. Atualmente, populações do caramujo africano podem ser encontradas em abundância em municípios do litoral e do interior, principalmente naqueles com clima quente e úmido, ocorrendo principalmente em focos de infestação, tais como terreno de casas (quintal, hortas e jardins) e terrenos baldios.

MORFOLOGIA – Os indivíduos adultos possuem concha oval-cônica, ápice afilado, de coloração castanha com manchas verticais, irregulares e claras. Geralmente a concha de um indivíduo adulto apresenta entre 7-12 cm de comprimento e pesa em torno de 100 gramas. Alguns, no entanto, podem alcançar dimensões maiores.

Com informações da Prefeitura de Mandaguari