
Entraram em operação 15 novos ônibus urbanos em Ponta Grossa, equipados com ar-condicionado, tomadas USB, bancos mais confortáveis e câmeras de vigilância. Os veículos também são mais silenciosos e menos poluentes.
A previsão é de que outros dez ônibus cheguem em 2026, incluindo modelos articulados para atender linhas de maior demanda
Critérios de demanda e qualidade
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luís Henrique Honesko, explicou que os novos ônibus foram destinados a linhas que registravam maior número de reclamações e dificuldades operacionais.
Outro diferencial é o impacto ambiental. Os veículos contam com tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes como óxidos de nitrogênio e partículas.
“Os ônibus possuem um equipamento de pós-combustão que recupera os gases nocivos, tornando-os menos poluentes que os modelos anteriores”, explicou Honesko.
Linhas contempladas com os novos ônibus
Cinco veículos já iniciaram a circulação e outros dez entrarão em operação nos próximos dias, atendendo as linhas Santa Paula, Santa Mônica, Barreto, Uvaranas/Nova Rússia, Parque dos Pinheiros, Chapada, Distrito Industrial, Hospital Universitário, Recanto Verde, Gralha Azul, Oficinas/Nova Rússia, Santa Maria/Ronda e Nossa Senhora das Graças.