
A estrada do Pinheiro Seco, em Tibagi, voltou a ser alvo de descarte irregular de lixo doméstico, móveis velhos, pneus e até animais mortos, segundo denúncias recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Apesar da coleta semanal feita pela prefeitura e de campanhas de conscientização, a área tem sido usada como “lixão clandestino”, causando preocupação na comunidade e entre as equipes de limpeza urbana.
Lixo reaparece dias após limpeza
Recentemente, a secretária de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, acompanhou pessoalmente uma força-tarefa no local para remover os resíduos acumulados. Foram retirados pneus, armários quebrados, restos de obra e outros materiais descartados de forma ilegal. No entanto, poucos dias após a ação, a estrada já estava novamente coberta de lixo.
“Não sabemos se é o pessoal daqui ou gente de fora, mas o fato é que jogam de tudo: armário, pneu, lixo doméstico, até bicho morto.”, contou a secretária.
Local tem coleta regular de lixo
A estrada do Pinheiro Seco é atendida semanalmente pela coleta de resíduos. Por isso, não há justificativa para o descarte irregular. Ainda assim, o problema persiste, desafiando o trabalho das secretarias de Meio Ambiente e Obras, que fizeram nova limpeza nesta quinta-feira (10).
Crime ambiental pode ser denunciado
A prefeitura lembra que o descarte irregular é crime ambiental e pode ser denunciado. Os moradores que precisarem descartar materiais de forma correta podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (42) 98804-4762, presencialmente na Avenida Manoel das Dores, nº 1675, ou buscar alternativas adequadas para o descarte.