cena-autentica-de-um-jovem-passar-por-terapia-psicologica
(Foto: Freepik)

Maringá está investindo em ações de combate ao bullying nas escolas com o programa “Zoeira Tem Limite”, que oferece atendimento psicológico gratuito para estudantes vítimas de agressões. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Maringá, em parceria com instituições de ensino superior e colégios estaduais.

O programa garante suporte emocional a jovens matriculados em escolas estaduais, do 6º ano ao 3º ano do ensino médio. O agendamento pode ser feito de forma simples, por meio de um formulário online. Os atendimentos são realizados em universidades parceiras, como Uningá, UniCesumar e Unifamma, com acompanhamento individual ou em grupo, conforme avaliação psicológica.

Palestras e atividades educativas nas escolas

Além do suporte psicológico, o “Zoeira Tem Limite” promove um ciclo de palestras nos colégios estaduais de Maringá. Nesta etapa, as escolas Tânia Varella e Santa Maria Goretti recebem especialistas que abordam os impactos do bullying e formas de prevenção. O trabalho é direcionado não só aos alunos, mas também a professores, pedagogos e familiares.

A programação inclui cinco semanas de atividades com educadores e quatro semanas voltadas aos alunos. O objetivo é trabalhar tanto a prevenção quanto a intervenção, garantindo que vítimas tenham acompanhamento e agressores sejam conscientizados sobre os impactos de suas atitudes.