Saiba quem é Scheila Melo, policial militar que assumiu a Secretaria da Mulher em Foz do Iguaçu

Com 23 anos na Polícia Militar e atuação em projetos sociais, nova secretária aposta em articulação com Estado e políticas públicas

Redação Bem Paraná
download (2)

Da esquerda para a direita: Scheila Melo e o prefeito Joaquim Silva (Foto: Divulgaçaõ/Prefeitura)

A policial militar Scheila Melo é a nova secretária da Mulher de Foz do Iguaçu. Com mais de duas décadas de experiência na Polícia Militar do Paraná e atuação na área social, ela assume a pasta com a missão de fortalecer políticas públicas voltadas à proteção, saúde e empoderamento das mulheres. A nomeação foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial do Município em 23 de abril.

Graduada em Direito, Scheila tem pós-graduação em áreas como Segurança Pública, Direito Militar e Inteligência Policial. Ela também atuou por dois anos na Casa Civil do Governo do Paraná, experiência que, segundo afirma, será essencial para viabilizar projetos em parceria com os governos estadual e federal, sem onerar os cofres municipais.

Scheila substitui Noemi Giehl, que esteve à frente da secretaria desde sua criação e deixou o cargo no fim de março. Na nova função, Scheila pretende estruturar sua gestão com base em três eixos principais: segurança, saúde e empreendedorismo feminino.

Além da carreira na segurança pública, Scheila é fundadora do Projeto Coração, uma ONG sediada na Ocupação Bubas, maior ocupação urbana do Paraná. Desde 2019, a entidade já atendeu mais de 10 mil crianças e hoje oferece oficinas e acolhimento a meninas em situação de vulnerabilidade.

A nova secretária também planeja ampliar a atuação na segurança para além da Patrulha Maria da Penha, promovendo ações integradas com outras secretarias e apostando em medidas preventivas, como iluminação pública, presença comunitária e fortalecimento da rede de apoio.