
A 25ª Semana Municipal da Paz de Londrina começa no sábado (20) e segue até 30 de setembro com diversas atividades culturais e educativas. O grande destaque será o 17º Abraço no Lago pela Paz, marcado para o domingo (21), no Lago Igapó II. O encontro, que já virou tradição, é organizado pelo Conselho Municipal da Cultura da Paz (Compaz) e pela OSC Londrina Pazeando.
A concentração começa às 7h na avenida Higienópolis, entre o Iate Clube e a Academia ao Ar Livre. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Música, arte e abraço coletivo
Antes do abraço simbólico, que deve ocorrer até as 10h, o público poderá acompanhar apresentações musicais e artísticas em diferentes pontos do lago. A expectativa é reunir representantes de entidades, escolas, empresas, associações e grupos culturais, que vão se unir em um gesto coletivo de empatia e solidariedade.
Mesmo em caso de chuva, o evento será mantido. Segundo Luiz Cláudio Galhardi, secretário do Compaz e gestor executivo do Londrina Pazeando, cerca de 60 grupos já confirmaram presença.
Uma das novidades deste ano é o projeto de extensão Sarau, realizado por estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante o evento, a comunidade poderá participar de oficinas de origami, crochê e xadrez, em mesas e cadeiras montadas no espaço.
Abraço virtual também será realizado
Quem não puder participar presencialmente terá a opção do abraço virtual, já tradicional em edições anteriores. Pela plataforma Manif.app, é possível criar um avatar e interagir com os demais participantes ao redor do Lago Igapó. O avatar fica disponível por 24 horas, mas pode ser renovado até o dia 21 de setembro.
Na segunda-feira (22), haverá a posse dos novos conselheiros municipais da Cultura de Paz. Outra atividade de destaque na Semana Municipal da Paz, a ser realizada no dia 23, é um debate sobre “Descarbonização, Mudança de Matrizes Energéticas, Cidades Resilientes a Mudanças Climáticas”, afirmou. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma Sympla.