
Ponta Grossa acaba de conquistar um reconhecimento importante no setor do turismo. O município foi incluído na Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI Brasil), lançada recentemente durante o Salão Nacional de Turismo, em Brasília.
De acordo com o Ministério do Turismo, apenas 28 cidades em todo o país foram selecionadas para fazer parte da Rede. No Paraná, somente Ponta Grossa, Curitiba e Foz do Iguaçu receberam o reconhecimento, que reforça o destaque do estado no setor.
A participação na Rede DTI Brasil garante maior visibilidade nacional e internacional, além de abrir oportunidades para qualificação, inovação e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao turismo sustentável.
Ponta Grossa em destaque desde 2023
O ingresso de Ponta Grossa no projeto começou em 2023, quando a cidade aderiu à Estratégia Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes Brasil. Desde então, o município vem se destacando com ações estruturadas para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
O trabalho foi fortalecido pelo Plano Municipal de Turismo e pelo Plano de Transformação, elaborados com apoio do Ministério do Turismo e do Instituto Ciudades del Futuro.
Turismo em Ponta Grossa
Um dos destinos turísticos mais famosos de Ponta Grossa é o Buraco do Padre. Perfeito para um passeio em família, o local tem vistas belíssimas, animais, parquinho para crianças, restaurante para a família e a famosa furna com cachoeira, que garante refresco e ótimas fotos.
A furna do Buraco do Padre tem cerca de 40 metros de profundidade, o que forma uma cachoeira bem no meio das rochas. Para chegar na furna, os visitante fazem uma pequena trilha de cerca de 1km. Mas é uma caminhada fácil, com direito a guias e capacetes.
Já dentro da furna, a paisagem encanta mesmo em dias frios e nublados. Para quem olha de baixo, a furna forma realmente um buraco com vista para o céu. Isso sem falar na cachoeira e no caminho entre as pedras. Além disso, para os aventureiros, é possível fazer uma trilha que leva direto para a parte de cima do Buraco do Padre. Todas as trilhas foram reformadas, então contam com rampas de madeira e acessibilidade.