
Foz do Iguaçu segue sendo um dos destinos mais queridos do Brasil. Uma nova pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo, divulgada nesta quarta-feira (30), mostra o perfil detalhado dos visitantes que chegam à cidade e o impacto positivo que eles geram na economia local.
Feito com apoio da Itaipu Parquetec e recursos do Fundo Iguaçu, o levantamento ouviu mais de 1.500 turistas durante a alta temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. A permanência média foi de 4,27 noites, e 87% dos visitantes passaram ao menos uma noite em Foz, com destaque para os hotéis, que hospedaram 62% deles.
O turismo também está movimentando o bolso da cidade: o gasto médio por visitante passou dos R$ 3.300, e a maioria dos entrevistados tem renda acima de R$ 8 mil mensais. Isso mostra que Foz atrai um público com alto poder de consumo, reforçando o potencial do setor como motor da economia local.
Além disso, 92,6% dos turistas deram nota máxima à experiência vivida na cidade. O ranking de atrativos mais visitados é liderado pelas Cataratas do Iguaçu, com 63% de menções, seguidas do Comércio Paraguaio (51%), Marco das Três Fronteiras, Itaipu e o Parque das Aves.
Em sua maioria brasileiros (79%), com idade entre 32 e 50 anos, escolaridade elevada (mais da metade com ensino superior completo) e uma divisão quase igual entre homens e mulheres.
Para quem atua no turismo — de agências a hotéis, passando por pesquisadores e gestores — os dados estão disponíveis em um portal interativo no site destino.foz.br/observatorio. Lá, é possível explorar gráficos dinâmicos, filtros e análises para criar produtos mais atrativos, melhorar serviços e planejar estratégias de divulgação.