Paraná O que fazer com chuva?

Veja cinco passeios ideais para os dias de chuva pelo Centro de Curitiba

SMCS, editada por Ana Ehlert
00520318

O edifício, primeira sede da Prefeitura de Curitiba, abriga hoje o Sesc Paço da Liberdade, um espaço cultural com visitas guiadas gratuitas de terças a sextas, das 10h às 17h. (SMCS)

Com previsão de chuva e frio, clima típico de inverno, em plena primavera, quem estiver passeando por Curitiba não precisa ficar preso na casa ou no quarto do hotel. Apesar do mau tempo, que deve persistir até a próxima semana, a região do Centro da Capital paranaense abriga endereços interessantes e que contam um pouco a história e do cotidiano que quem aqui vive.

Abaixo há cinco opções de passeios ideais para os dias de chuva. São bons programas no Centro para se divertir sem se molhar, inclusive, com crianças. As opções podem ser curtidas durante o dia e até à noite e são indicações de quem escolheu o bairro para viver. 

Assim como estes moradores, o projeto Curitiba de Volta Centro também valoriza a região e busca promover de ações para redesenvolver a região. São iniciativas da Prefeitura e de toda a sociedade. 

Cinco passeios para fazer no Centro em dia de chuva 

MUSEU DE ARTE SACRA

Anexo à histórica Igreja da Ordem de São Francisco, a mais antiga de Curitiba (1737), o Museu de Arte Sacra de Curitiba – Masac (Rua Claudino dos Santos, s/n) merece ser visitado, segundo o padre Reginaldo Manzotti, pároco reitor do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas, por conta do seu acervo de mais de 1.500 peças de arte religiosa, objetos de culto e mobiliário que formam a exposição Sagrada Memória, dividida em oito temas, que apresenta histórias e artefatos católicos remetendo à cultura da cidade.

Padre Reginaldo Manzotti, 55 anos, mora na casa paroquial do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.


BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Moradora há 68 anos no bairro, Nancy Westphalen Corrêa foi diretora e indica como programa a Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133), uma das maiores do país, que reúne 630 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídia. Seu maior tesouro, guardado em um cofre e com acesso controlado no setor de obras raras, é um exemplar do livro de poesia épica renascentista Orlando Furioso, de 1584, do italiano Ludovico Ariosto. O espaço conta também com uma Seção Infantil com mais de 27 mil livros dedicados aos públicos infantil e infantojuvenil. 

Nancy Westphalen Corrêa, 95 anos, vive em um edifício na esquina das ruas Comendador Araújo e Jesuíno Marcondes.


CINE PASSEIO

Considerado um dos 20 cinemas mais legais do mundo pela revista Exibidor (2020), principal publicação do segmento no Brasil, o Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410) resgatou o conceito dos cinemas de rua em Curitiba, com a sua inauguração em 2019. Os filhos do casal Annie Libert e Eduardo Bastos sempre pedem para irem a sessões no local. Em cartaz, além de lançamentos de filmes nacionais e internacionais a preços populares, uma programação gratuita durante todo o ano, inclusive para o público infantil. O complexo conta com duas salas que homenageiam antigos cinemas de Curitiba: os cines Luz e Ritz, com capacidade para 90 espectadores (cada). O complexo também possui um espaço multiuso com 110 lugares (Estúdio Valêncio Xavier), o Passeio On Demand (para exibição de streamings) e uma charmosa cafeteria. No terraço fica uma área para exibições a céu aberto e um espaço coberto para eventos. 

O casal Annie Libert, 41 anos, e Eduardo Bastos, 48 anos, é morador com os filhos Theo e Olivia em um edifício na Praça Osório.


PAÇO MUNICIPAL

A comerciante Maria Lopes Bonamigo quando pode escapa de um de seus restaurantes e atravessa a Praça Generoso Marques para visitar as exposições ou tomar um café no antigo Paço Municipal (Praça Generoso Marques, 189). O edifício, primeira sede da Prefeitura de Curitiba, abriga hoje o Sesc Paço da Liberdade, um espaço cultural com visitas guiadas gratuitas de terças a sextas, das 10h às 17h, mediante agendamento no site. No último andar, são realizadas mostras temporárias, como a Exposição: Exúvias, da artista plástica Thatiane Mendes, aberta ao público até o próximo domingo (12/10).

Maria Lopes Bonamigo, 54 anos, mora na Rua 13 de Maio e tem três comércios no Centro.


BALADA NA AUGUSTO STELLFELD

Para o jovem casal Juliane Kerecz e Renãn Serighelli, um programa a noite divertido são as festas, muitas delas com decoração temática e queridinhas dos cosplayers e geeks, no espaço de eventos Stand’By Music (Alameda Augusto Stellfeld, 264). Na programação, DJ convidados levam seus sets de música eletrônica, funk e K-Pop. Na sexta-feira (10/10), o espaço recebe a terceira edição da festa Sacred Techno, a  partir das 22h30.

Juliane Kerecz, 26 anos, e Renãn Serighelli, 38 anos, moram na Alameda Carlos de Carvalho, quase esquina com a Rua Desembargador Ermelino de Leão.

⚠ Comunicar erro