
A programação da Caravana Étnico-Cultural de 2025 segue neste sábado, 45, com atividades na Regional Bairro Novo, em Curitiba. O evento será das 14 às 18 horas e promete ser uma tarde de cultura, valorização da diversidade e integração da comunidade.
Promovida pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, a Caravana busca dar visibilidade às populações negra (pretos e pardos), indígena e cigana, reconhecendo e celebrando suas histórias, tradições e contribuições para a cidade.
Além das apresentações culturais selecionadas por meio de edital da Fundação Cultural de Curitiba, o evento conta com a participação de empreendedores e expositores dessas comunidades, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo.
“A proposta é aproximar a população dessas expressões culturais, promover ações afirmativas e ampliar o conhecimento sobre a contribuição dessas etnias para a cidade, como forma de combater o racismo e todas as formas de violência”, afirma Maria Tereza Rosa, diretora de Promoção à Igualdade Étnico-Racial.
A Caravana Étnico-Cultural acontece sempre aos sábados, das 14h às 18h, com atividades complementares ao longo da semana nos equipamentos das regionais.
Próximas datas
- 04/10 – Regional Bairro Novo (Clube da Gente do Bairro Novo)
- 18/10 – Regional Cajuru (Rua da Cidadania do Cajuru)
- 08/11 – Regional Matriz (Memorial de Curitiba)
Serviço
Caravana Étnico-Cultural no Bairro Novo
Local: Clube da Gente (Rua Marcolina Caetana Chaves, 150 – Sítio Cercado)
Data: sábado (4/10), das 14h às 18h
14h10 – Samba de Roda
14h50 – Mocidade Azul
15h30 – Dança Cigana
16h10 – Associação de Capoeira Arte e Raça – Mestre Emílio
16h50 – Homenagens a pessoas da comunidade
17h20 – Samuel Cauã (cantor mirim )
18h00 – Encerramento