
O Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, vem inovando na educação ao transformar seus corredores, salas e pátios em verdadeiros portais para o universo de “Harry Potter”. A iniciativa, chamada “Hildebrando agora é Hogwarts”, reinventa as aulas por meio de gincanas, desafios e competições que combinam aprendizado com ludicidade, estimulando o engajamento e a interação entre os estudantes.
O projeto é desenvolvido pela equipe pedagógica do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), com apoio do Parceiro da Escola, programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e da empresa Tom Educação, responsável pela gestão de 32 escolas participantes no Paraná. Ao todo, 309 estudantes participam da experiência, que busca incentivar disciplina, espírito de equipe e motivação escolar.
“O projeto foi planejado para motivar os alunos em 2025, com cronograma e regulamento estabelecidos desde o segundo trimestre”, explica o diretor Rogério Luiz Zeni.
Casas inspiradas no mundo de Harry Potter
Diferente dos livros, em que o Chapéu Seletor define as casas, no colégio as equipes foram formadas com base nas áreas de conhecimento do ensino integral:
- Grifinória: Ciências da Natureza
- Lufa-Lufa: Humanas
- Corvinal: Linguagens
- Sonserina: Exatas
Os alunos acumulam pontos para suas casas por assiduidade, pontualidade, participação e comportamento, e as provas e desafios são estruturados como grandes torneios, transformando avaliações em momentos de torcida e diversão. “As atividades interconectam diferentes áreas do conhecimento, com desafios elaborados por uma casa e solucionados pelas demais”, explica a professora Luciana Sanches, responsável pela Grifinória.
Torneio Tribruxo do Conhecimento
Um dos destaques do projeto foi o Torneio Tribruxo do Conhecimento, realizado na terça-feira (26). Com três etapas, o evento testou diferentes áreas do saber:
- Enigma do Conhecimento: questões baseadas na Prova Paraná, com o famoso “torta na cara”.
- Soletrando Bruxo: disputa de ortografia e agilidade mental.
- Voleibol Mágico – o Quadribol das Quadras: valorização do trabalho em equipe, estratégia e preparo físico.
Ao final do ano letivo, a casa vencedora será premiada com um passeio ao litoral paranaense. “O projeto faz com que a escola seja mais divertida e envolvente. Nós conseguimos ver uma evolução significativa dos alunos tanto no conhecimento quanto na convivência”, destaca a pedagoga Silhane Cova.
Engajamento e participação
Para além dos torneios, os alunos participam de diversas atividades criativas, como o Brechó Solidário do Beco Diagonal, a Feira da Sustentabilidade Herbologia e Poções, a Semana do Administrador Gestão de Gringotes, a Feira do Empreendedorismo Artigos Mágicos, o Torneio Tribruxo Literário e a Mostra Talentos Mágicos. Todas essas ações permitem aplicar conhecimentos de forma prática e interativa, despertando interesse e responsabilidade nos estudantes.
A aluna Fernanda Leonel, de 16 anos, presidente do grêmio estudantil, celebra a iniciativa: “O projeto nos motiva a estudar e participar mais. É divertido, e cada atividade vale pontos para a nossa casa, o que incentiva todos a se empenharem.”
Parceiro da Escola
O programa Parceiro da Escola é resultado de uma lei estadual que selecionou, em dezembro de 2024, 82 escolas em 34 municípios do Paraná. No caso de Curitiba e Região Metropolitana, a Tom Educação administra 32 escolas, enquanto o grupo Apogeu cuida de 16 unidades e a empresa Impulso gerencia as demais. O programa incentiva projetos criativos e inovadores que aumentam a participação e o desempenho dos estudantes na rede estadual.