Colégio Imaculada Conceição, em Curitiba, completa 120 anos

120 anos da obra de amor que deu início à educação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil

Ir. Maria Zorzi, diretora administrativa e pedagógica Colégio Imaculada Conceição Curitiba/PR

Fachada da 1ª residência das Irmãs e

A história do Colégio Imaculada Conceição integra e mescla-se com a história do Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.

Os imigrantes italianos, aqui chegando no século dezenove, trouxeram, de forma particular, os valores da fé e da educação. Já de início sentiram a falta da catequese e escola para seus filhos. Expuseram sua preocupação ao pároco Pe. Brescianini. Este, atento e solícito aos pedidos das famílias italianas vai à Itália e pede a seu fundador Dom Scalabrini que envie religiosas para ocuparem-se de tão importante missão.

Foi então que D. Scalabrini falou com Madre Clélia Merloni – fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus – pedindo a ela o envio de religiosas para o Brasil. A Congregação só tinha seis anos de existência, mesmo assim, Madre Clélia não hesitou em enviar quatro de suas primeiras e muito amadas religiosas a fim de atender as necessidades dos imigrantes em Santa Felicidade. As pioneiras: Ir.Josefina D’Ingenhein, Ir. Irene Viganó, Ir. Eufrozina Inverzine e Ir. Carolina Squasi, chegam em Curitiba, Santa Felicidade, no dia 04 de dezembro de 1900. Logo a seguir, no dia 08 dezembro, iniciam as inscrições das crianças para a catequese e para a Escola Paroquial. Aqui decola uma obra de amor que deu início à ação educativa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Brasil.

As aulas tiveram seu início em 08 de janeiro de 1901, quando 60 educandos ocuparam as salas de aula na casa das Irmãs. As Apóstolas dedicavam-se ao ensino da leitura e escrita, cálculo, bordado, costura e catequese, tudo em italiano, pois o objetivo era manter viva a língua e a cultura dos imigrantes. O cuidado das Irmãs era ilimitado para o bem de todos, sempre motivadas pelo único desejo de amar e ver triunfar o Sagrado Coração de Jesus.

Em 1902, algumas famílias pediram às Irmãs uma educação mais aprimorada e mais religiosa para as suas filhas. Então inaugurou-se um internato na residência das Irmãs. As 200 meninas internas, com as quais as Irmãs trabalhavam, eram de temperamento dócil, cheias de entusiasmo, movidas a trilhar o caminho do “sempre mais”. Assíduas e atentas às aulas buscavam enriquecer e aprimorar seu conhecimento intelectual e virtudes morais.

Nos relatos desta história registra-se que as construções, reformas e pinturas eram feitas pelas mãos dos próprios colonos que, com alegria e disposição, aos sábados, domingos e nas “tardinhas” generosamente vinham ajudar as Irmãs a erguerem novas salas para abrigar mais e mais educandos. Pedras, tijolos, telhas e outros materiais para as paredes das novas construções, no início, foram corajosamente carregados pelas Irmãs e educandos nos intervalos de muitos recreios. São inúmeras as recordações dos primeiros tempos! As Irmãs, exigentes sim, porém, extremamente bondosas.

Em 1939, a Escola passa a denominar-se Externato Santa Felicidade, oferecendo as quatro séries do Curso Primário. Na década de 1940, durante a 2ª Guerra Mundial, por medo de que os imigrantes italianos e alemães organizassem grupos de apoio à Itália e Alemanha, adversários do Brasil, houve a proibição das aulas na língua italiana.

No dia 18 de setembro de 1955, deu-se o lançamento da pedra fundamental para outra nova construção. Inaugurou-se, assim em 1957 a primeira ala do prédio destinada ao curso ginasial. Em homenagem à Mãe de Deus, a partir de então a escola passou a chamar-se Ginásio Imaculada Conceição. Na sequência, atendendo à demanda, deu-se a construção de mais um bloco onde foram contemplados também o auditório, a capela e a parte administrativa.

De 1963 a 1969, sempre respondendo às necessidades de cada época, ofereceu o curso normal para formação de professoras.

Em 1973, recebeu o nome da Escola Imaculada Conceição, oferecendo à comunidade de Santa Felicidade a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

O ano 2000 marcou festivamente o primeiro centenário da presença das Apóstolas e da Escola Imaculada Conceição, no Brasil. Momento celebrado com grande pompa, alegria e gratidão de toda a Comunidade Educativa, pelos grandes feitos desta primeira missão em terras brasileiras.

Em 2002, com a reforma e ampliação da estrutura física e a implantação do Ensino Médio, a Escola passou a denominar-se Colégio Imaculada Conceição.

Várias gerações se passaram, inúmeras famílias vindas da região de Vêneto (norte da Itália) estudaram no “Imaculada”. Com satisfação, seus descendentes usufruem, hoje, deste ambiente de aprimorada educação.

Em sua trajetória centenária, o Colégio, soube sempre acompanhar o processo evolutivo educacional e responder à realidade em sintonia com a Igreja, com a comunidade e com as leis vigentes. Adequando-se aos tempos e necessidades da educação, passou por diversas transformações: seus espaços físicos foram modificados, outros foram construídos e as novas tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano escolar. Sempre atento, continua avançando pelos caminhos da modernidade, com força e o carisma de suas origens, sem esquecer os valores de sua etnia: a família, o trabalho e a fé.

O Colégio Imaculada Conceição faz parte do SAGRADO – Rede de Educação. Em todas as suas ações e relações educativas prioriza uma educação que passa pelo coração deixando marcas indeléveis – há doze décadas – no coração de Santa Felicidade, por fazer da Educação uma Obra de Amor!