talian colombo lingua italkiana
Museu Municipal Cristóforo Colombo (Foto: Daiana Nodari, Secretaria de Comunicação, Prefeitura de Colombo)

O município de Colombo, a Capital do Talian no Paraná, vai sediar o 27º Encontro Nacional dos Difusores do Talian (XXVII Incontro Nassional dei Difusori del Talian). O evento será realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2023.

O evento reserva uma programação repleta de manifestações culturais do Talian. As atividades se iniciam no fim da tarde de sexta-feira (10/11) e seguem até o sábado (11/11) à noite.

As vagas são limitadas e as inscrições para participar do encontro podem ser feitas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoyP-UtdpgJ477td6_EkjUj0eLXgFXXhMpbvM-lLl4xmhucQ/viewform

“Será a primeira vez que o Paraná realiza de forma presencial o encontro dos difusores. O Talian avançou com muitos projetos nos últimos anos. Esperamos, mais uma vez, ter um momento que marcará a trajetória do Talian”, diz o vice-presidente da Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA) e diretor-geral do 27º Encontro, Airton Darcy Deon.

Programação – Na sexta-feira (10/11), às 17h30min, os participantes serão recebidos com visita ao Museu Municipal Cristóforo Colombo, no Parque Municipal da Uva, e, às 19 horas, está programada uma missa em Língua Talian, celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. À noite, às 20 horas, no Salão Paroquial da cidade, haverá apresentações artísticas.

Para o sábado (11/11), no anfieteatro do Salão Paroquial da Igreja Matriz de Colombo, foi organizada uma programação com palestras, apresentações, venda de livros e produções relacionadas ao Talian e outras atrações. No encerramento, durante o jantar festivo, haverá a entrega do Prêmio “Mèrito Talian”. A premiação é uma distinção tradicional que a Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul (Fibra) entrega a pessoas e organizações que se destacam nas áreas cultural ou social, envolvendo a promoção do Talian e suas manifestações.

O 27º encontro é realizado pela Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia e pela Associazione Veneti nel Mondo. O evento tem apoio também da UNICENTRO, CONTALIAN, Revista Insieme, Prefeitura de Colombo e Centro de Estudos Vênetos no Paraná.

Cucagna Scola de Talian

A Língua Talian foi incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo Ministério da Cultura/IPHAN, em novembro de 2014.

Dentre as iniciativas da ASSODITA, em parceria com entidades e organizações para a difusão e salvaguarda da Língua Talian, está o projeto Cucagna Scola de Talian. Desenvolvido com o Centro de Línguas da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO-PR), o projeto mantém um Curso de Extensão Universitária de Língua Talian, abrangendo diversos municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Projeto Cucagna Scola de Talian tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (SEDAC) e tem o patrocínio da Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina, COOPERLATE.

Aulas – O curso é ministrado em formato híbrido, com aulas de Talian I, II, III e IV Conversação, oferecidas em parceria entre UNICENTRO-PR e a ASSODITA. O curso é gratuito e realizado desde agosto de 2021. Atualmente, conta com 749 inscritos nas quatro turmas.

As aulas são realizadas em duas modalidades: online e presencial. Na modalidade online, o curso tem aulas de Talian I, II, III e IV Conversação, síncronas, ministradas em plataforma digital Moodle e Google Meet, para alunos matriculados. Na modalidade presencial, ocorre a retransmissão dos conteúdos ministrados na UNICENTRO, em mais de 25 municípios, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Em cada município há um professor coordenador, responsável por reunir os alunos e promover atividades lúdicas, com a finalidade de praticar a Língua Talian.

Saiba mais sobre o Projeto:

facebook.com/Cucagna.Talian

instagram.com/cucagna.talian/

Colombo, a Capital do Talian no Paraná

Sede do 27º Encontro Nacional dos Difusores do Talian, Colombo (PR) é referência de cultura ítalo-brasileira no Estado do Paraná. Neste ano de 2023, a imigração italiana em Colombo comemora seus 145 anos.

Em 2021, o governador Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior) sancionou a lei estadual 20.757, que tornou o município de Colombo a “Capital do Talian no Paraná”.

No município são organizados movimentos visando a manutenção da identidade taliana, com a realização de trabalhos de pesquisa e manutenção que visam a salvaguarda do Talian em toda a região de colonização italiana do Paraná, com iniciativas de entidades como a Associazione Veneti nel Mondo – Colombo e a Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia.

Colombo também abriga o Museu Municipal Cristóforo Colombo, que guarda a memória da imigração italiana, sobretudo vêneta, na região. A casa é uma réplica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristoforo Colombo, fundada por imigrantes no começo do século 20. O espaço museológico conta também com mais duas casas centenárias originais que abrigam o Memorial do Colono Italiano e o Memorial Ítalo-Polonês. O acervo reúne objetos históricos que narram a história da região, desde artefatos indígenas, até máquinas agrícolas e utensílios domésticos doados pelas famílias descendentes de imigrantes da cidade. Boa parte dos objetos são de origem de famílias italianas e estão nominados na Língua Talian.

O Museu contempla três espaços com acervo da história de Colombo, sendo que, em dois desses espaços, há um destaque para a imigração italiana e cultura do Talian.

Aulas de Talian – Colombo conta com um núcleo presencial para aulas do projeto Cucagna Scola de Talian. Os encontros são realizados no Museu Municipal, às quintas-feiras à noite, para aulas do Nível I e Nível II.

ASSODITA

A Associação dos Difusores do Talian é uma organização da sociedade civil com atuação na salvaguarda e valorização da Língua e da Cultura Talian. Foi fundada em 9 de novembro de 2008 em Concórdia (SC). É constituída, principalmente, por radialistas de programas de Talian e acolhe, em seu quadro social, todos os difusores da língua como escritores, colunistas de jornais, editores, professores, pesquisadores, artistas, entre outros. A ASSODITA tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, cultural, com foco na Língua e na Cultura Taliana, em ações de salvaguarda, valorização e difusão através de qualquer meio de comunicação.

Programação do XXVII Incontro Nassional dei Difusori del Talian

Sexta-feira – 10 de novembro

17h30min – Recepção e visita ao Museu Municipal Cristóforo Colombo

Local – Parque Municipal da Uva

19h – Missa em Talian

Local – Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

20h – Note del Filò (Noite do Filò) – apresentação dos Irmãos Tulio e do Gruppo Vocale dell’Anima

Local: Salão Paroquial

Sábado – 11 de novembro

8h30min – Abertura do evento

9h15min – Sfide e esémpio del Talian, Léngoa de Riferensa Cultural Brasiliana – Loremi Loregian-Penkal (Desafios e exemplos do Talian, Língua de Referência Cultural Brasileira)

10h – Mi me racordo – conto em Talian – Maristela Cavassin Reginato (Me recordo – Conto em Talian)

10h30min – El Talian che ze rento mi – Desiderio Peron – Revista Insieme (O Talian que está em mim)

11h15min El Talian so`l Museu Munissipae Cristòforo Coeombo: na éngua de giri, de uncò e de doman- Fabio L. Machioski (O Talian no Museu Municipal Cristóforo Colombo: uma língua de ontem, de hoje e de amanhã)

13h30min – Umor ntel Talian: Alegressa e Responsabilità – col Grupo Umor e Rispeto – coordenação de Nedi Terezinha Locatelli (Humor no Talian: alegria e responsabilidade – com o grupo Humor e Respeito)

14:10 – Apresentação Musical

14h20min – Mapeamento de falantes de Talian em Colombo – Mara Motin, Diego Gabardo e Karine Marielly R. Cunha

15h20min – Material Didático: “Mi parlo Talian – curso de língua e cultura taliana para brasileiros” – CEVEP Luciana Balthazar e Jovania Perin dos Santos

16h – Produções de Colombo em Talian – Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia e Associazione Veneti nel Mondo – Colombo

16h40 min – Proposição de moções e encaminhamentos finais

17h30min – Encerramento

20:30 – Jantar de entrega do prêmio Mèrito Talian

Apresentação do grupo Venuti Dall`Italia e do Coral Folclórico Santa Felicidade.

Credito da Foto: Daiane Nodari, Secretaria de Comunicação, Prefeitura de Colombo