Com 7% de infestação, Foz do Iguaçu decreta epidemia de dengue

Redação Bem Paraná

Com 280 casos confirmados de dengue para cada 100 mil habitantes, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu decretou situação de epidemia da doença nesta segunda-feira (01). Somente em janeiro foram notificadas 1184 suspeitas e confirmados 393 casos de pessoas infectadas. Segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no final de janeiro, a cidade apresentou 7% de infestação, quando o aceitável é de 1%.

Por causa do decreto, o município já se mobiliza para o combate à doença. Um mutirão de limpeza também é organizado para acontecer depois do feriado de Carnaval. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) terão o apoio de todas as secretarias municipais e dos presidentes de bairros.

De acordo com a prefeitura, um ofício foi enviado ao Exército Brasileiro, solicitando o apoio de 100 homens e 30 veículos por um período de 10 dias. Também haverá duas ou mais reuniões por semana com o comitê da dengue para o planejamento e acompanhamento das ações.

Neste período crítico, já não há tanta burocracia na compra de equipamentos e medicamentos neste período. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próxima assim que apresentarem sintomas como dores no corpo e febre.