Aeroporto
Turismo de eventos movimenta toda a cadeia econômica da cidade Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba atrai turistas de diversos estados e até de outros países por seus atrativos e diversidade artística e cultural. Mas, outro segmento tem convidado pessoas à Capital: o turismo de negócios. A cidade recebe a cada ano cerca de 300 eventos entre congressos, palestras, workshops, nas áres de Economia, Educação, Saúde, entre tantos outros, atraindo milhares de pessoas de todos os cantos do País e de outros países.

Em 2023, Curitiba foi o terceiro principal destino para esse tipo de viagem no Brasil. A Capital paranaense ultrapassou Brasília, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro no ranking de viagens corporativas.

A cidade oferece 158 locais para eventos, que juntos têm capacidade para atender 245 mil pessoas se fosse ocupados ao mesmo tempo. A Capital conta, inclusive, com a UP Experience, que tem mais de 300 espaços disponíveis para eventos.

O crescimento do turismo de negócios acaba impulsionando a economia da Capital. Isso porque, apesar de o turista chegar com o intuito de participar de eventos corporativos, ele acaba usufruindo de opções de turismo de lazer.

Os últimos dados compilados evidenciaram que o setor de viagens corporativas fechou 2023 com um faturamento histórico de R$ 13,5 bilhões. As informações são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Ao longo dos últimos anos, Curitiba tem se tornado um importante hub de negócios e inovação, como o Expoturismo e Smart City, o que ajuda a fomentar o interesse dos turistas em conhecer as muitas oportunidades de troca de experiências.

Além disso, fatores como a boa oferta de hotéis e os modernos centros de eventos são os principais motivos para o sucesso recente do setor em Curitiba.

Além da ampla gama de hotéis e Airbnb’s e infraestruturas que comportam eventos de grande porte, outro fator que colabora para tornar Curitiba um polo de eventos de negócios são seus shopping centers. Localizados em bairros diversos, esses locais têm lojas que atendem diversas necessidades.

Turismo corporativo em alta no mundo
O mercado de turismo corporativo responde por cerca de metade do total de viagens realizadas no mundo. Um estudo feito pela Precedence Research em 2023 mostrou que esse mercado movimentou quase US$ 1 trilhão.
A expectativa é que ele chegue a US$ 1,75 trilhão até 2032, com uma taxa média de crescimento anual de 7,2%.
Surfar nessa boa onda depende, no entanto, de uma infraestrutura robusta, que comporte eventos de grande porte, com participantes de dentro e fora do país.

Turistas estrangeiros — O resultado positivo no segmento de turismo não se restringe apenas a Curitiba. O Paraná foi o quarto estado que mais recebeu turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano.
Foram 507.560 visitantes de todos os cantos do mundo que chegaram ao estado em 2024, aumento de 25,79% em relação aos 403.504 no mesmo período de 2023.

Os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) mostram que o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os dados mais recentes publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2023, o Paraná teve crescimento de 10% das atividades turísticas no acumulado do ano, marcando o terceiro ano seguido de altas após o período mais crítico da pandemia.

O indicador, que é análise de forma separada aos demais serviços pelo IBGE, também superou a média nacional, que foi de 6,9% no mesmo período.

Entre os estados, o desempenho do turismo paranaense ficou em quarto lugar, atrás apenas de Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%) e Bahia (11,4%), estados com maior tradição no segmento.
As empresas do setor de turismo foram responsáveis pela criação de 6.728 empregos com carteira assinada em 2023.