O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe/PR) encaminhou nesta segunda-feira (17) um ofício reiterando a solicitação de retomada das atividades presenciais em escolas particulares para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental junto à Prefeitura de Curitiba. A medida foi oficializada dias após o prefeito da capital, Rafael Greca, comunicar que estipulará a bandeira amarela a partir desta terça (18), flexibilizando a quarentena por conta da pandemia de Covid-19 na cidade. A bandeira amarela, no entanto, não prevê o retorno das aulas para nenhuma faixa etária.
De acordo com o sindicato, desde o dia 26 de maio, a Prefeitura de Curitiba tem em mãos o Protocolo Para a Retomada das Atividades Escolares no Município de Curitiba – Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, entregue pelo Sinepe/PR e que segue todos os critérios de segurança e prevenção contra a COVID-19. Logo, não haveria motivo para postergar o retorno às atividades, cabendo a cada instituição discutir a volta junto aos pais.“Já observamos esse movimento em diversos municípios do Paraná, como Foz do Iguaçu, que priorizaram a retomada das aulas a partir do momento em que se constatou a redução no contágio da Covid-19”, afirma Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR. “Trata-se de um serviço fundamental para as famílias – tendo em vista que muitas já retornaram ao serviço e não têm com quem deixar os filhos – e também para as escolas, que estão totalmente preparadas para esse regresso”.
O prefeito de Curitiba Rafael Greca, em pronunciamento feito no sábado (15) durante missa na Capela Nossa Senhora da Glória, garantiu que a partir de terça (18) Curitiba retorna à bandeira amarela. “Quero agradecer à mãe de Jesus, que a pandemia esta cedendo. Na terça-feira, devolveremos a cidade à normalidade, ainda com cautelas sanitárias, mas já com o funcionamento pleno no comércio, shopping, academias de ginastica e natação, e das feiras livres”, disse o prefeito de Curitiba. A Bandeira Amarela, no entanto, não libera o retorno das escolas, eventos culturais, como cinema, teatro e shows, a não ser em modo drive in, e casas noturnas. Com as novas determinações, os comércios devem ganhar autorização para o funcionamento aos fins de semana. A flexibilização da quarentena em Cuirtiba deve ser confirmada nesta segunda pela secretaria municipal de Saúde.