CHUVA
(Franklin de Freitas)

Mesmo sem marcas negativas nestes últimos dias, o Paraná passa pela semana mais fria do ano. “Ainda deveremos ter outra onda de frio que pode provocar temperaturas abaixo de zero, mas essa semana é a mais gelada do ano em questão de temperatura média”, destaca o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib.

Nesta terça-feira (9), por exemplo, a temperatura em Curitiba praticamente não oscilou, ficando na casa dos 9ºC desde a manhã até a noite. De acordo com o meteorologista, o frio é resultado de uma massa de ar gelado que atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, reverberando no Paraná.

“A massa de ar frio é associada ao tempo seco e à temperatura bastante baixa. O núcleo dela está sobre o Rio Grande do Sul. Então lá está seco, tem geada, com temperaturas negativas, mas aqui no Paraná estamos sendo atingidos com a borda dessa massa de ar frio”, explica Kneib. “No Paraná temos um fluxo, um corredor de umidade da região amazônica. Geralmente ele fica mais ao Sul, sobre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por isso que teve muito mais chuva nos últimos meses nessas regiões. Agora está sobre o nosso Estado”.

Nesta quarta-feira (10), a temperatura máxima até pode subir um pouco, mas a sensação de frio persiste. Frio e chuva ainda se prolongam.