Paraná

Com chuva fraca a muito forte: mapa da chuva no Paraná vai do verde ao roxo

Mario Akira com Simepar
Plantação de soja. Foto: José Fernando Ogura/AEN

Pancadas de chuva atigem a metade oeste paranaense a partir desta quinta-feira (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Esta tarde de quinta-feira (16) tem tempo instável no Paraná, com temporais avançando a partir do Oeste. Na imagem abaixo, que representa a chuva a partir dos dados dos radares meteorológicos do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é possível observar o posicionamento das áreas de instabilidade às 16h30, bem como pontos em tonalidade roxa, que indicam núcleos de chuva mais intensa e o verde de chuva fraca.

“Nesta escala, as cores variam do verde — que representa chuva fraca — até os tons avermelhados e roxos, que indicam precipitações fortes a muito fortes”, explica o meteorologista do Simepar Fernando Mendonça Mendes.

Na sexta-feira (17), a instabilidade atmosférica se intensifica, com previsão de chuva forte na maior parte do Paraná e aumento do potencial para a formação de tempestades. Em relação às temperaturas, ficam mais amenas no Oeste, enquanto ao Norte e Leste, se elevam um pouco mais até a tarde, próximo dos 30°C no Norte.

No sábado (18), o tempo permanece instável durante boa parte do dia. As chuvas ocorrem principalmente entre a madrugada, a manhã e parte da tarde. A partir da noite, a instabilidade tende a diminuir, embora ainda possa haver chuvas isoladas entre o norte e o leste do Estado. As temperaturas se elevam de forma mais lenta ao longo do dia, devido à presença de nebulosidade e precipitação. 

O domingo (19), o sol aparece em todas as regiões do Estado, mas na Grande Curitiba as temperaturas ficam baixas.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

⚠ Comunicar erro