Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Três das quatro barragens que servem no abastecimento de água da Grande Curitiba inicial a semana com 100% da capacidade. A barragem do Irai, Piraquara I e II atingiram a capacidade máxima de armazenamento. Piraquara II já estava cheia desde 22 de janeiro deste ano. O Iraí atingiu 100% no dia 21 de março, e oscilou dias com capacidade máxima e outros um pouco abaixo, mas sem cair de 99%. Piraquara I vinha dentro da casa dos 98% a 99% nas últimas semanas, e com as chuvas do fim de semana atingiu o armazenamento total.

No momento, apenas a barragem do Passaúna ainda está longe da capacidade de armanzenagem máxima. Até esta segunda-feira (25) estava em 60,42%. A capacidade somada do sistema está em 88,37%.

O Iraí é a maior das barragens na região em capacidade. Totalmente cheia, são 58 bilhões de litros de água. Depois vem o Passaúna, que tem capacidade de 48 milhões de litros. Piraquara I tem capacidade para 23 bilhões de litros e Piraquara II tem capacidade para 22 bilhões de litros.

O nível das barragens caiu drasticamente a partir da estiagem que se iniciou em 2019, e se intesificou em 2020, culminando com a implantação do rodízio no abastecimento de água naquele ano. O rodízio chegou ao fim na região apenas em janeiro deste ano.

No pior momento, chegou a apenas 10,04% de capacidade no dia 15 de agosto de 2020.