
O corpo do menino de 12 anos, que se afogou no balneário de Praia Grande, em Matinhos, no Litoral do Paraná, foi encontrado na noite desta segunda (30) por veranistas. Ele desapareceu no mar na tarde do último domingo (30). As informações são do Corpo de Bombeiros. Agora, são oito mortes por afogamento nas praias do Paraná desde o dia 14 de dezembro, quando a Operação em Verão começou. Um número alarmante. Todos afogamentos fatais aconteceram em locais não protegidos por guarda-vidas ou fora do horário, que é das 8 às 19 horas.
Leia mais
- Acidentes com águas-vivas e caravelas crescem 157,57% nesta temporada no Paraná
- Drones gigantes ajudam bombeiros no Litoral do Paraná
O menino encontrado nesta segunda é de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). De acordo com os bombeiros, ele estava acompanhado de amigos e não de familiares quando se afogou. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) na madrugada desta terça (31).
Outras três mortes no fim de semana
O último fim de semana teve o registro de outros dois afogamentos em pontos diferentes do Litoral do Paraná que deixaram três mortos. A primeira situação aconteceu no sábado (29) na praia de Caiobá, em Matinhos. Duas pessoas se afogaram, mas só uma delas foi resgatada. A outra, um rapaz de 21 anos de Curitiba, submergiu e foi encontrado logo depois. Ele chegou a receber atendimento da equipe do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA), mas não resistiu e morreu.
Quase ao mesmo tempo, também no sábado, quatro pessoas se afogaram postos de Guarda-Vidas (PGV) Coroados II e Coroados III, em Guaratuba. Duas saíram da água com vida, mas a terceira vítima, de 15 anos, afundou no mar. Ele foi resgatado depois, recebeu atendimento dos guarda-vidas, mas não sobreviveu. Ele era de Joinville, em Santa Catarina. No local, os bombeiros foram informados de uma quarta vítima, um adolescente de 15 anos. De acordo com os bombeiros, o corpo dele foi encontrado por volta das 21 horas de sábado por um veranistas em Coroados. De acordo com os bombeiros, a vítima era de Curitiba.
Dicas do Corpo de Bombeiros para evitar afogamento
- Tenha atenção com as crianças, caso encontre alguma perdida leve-a ao posto de guarda-vidas;
- Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de mar;
- Nade longe de pedras, estacas ou piers;
- Cuide com as valas, nelas há maior correnteza apesar de aparentar uma falsa calmaria;
- Certifique-se da profundidade da região em que deseja mergulhar;
- Ao pescar em pedras, observe se a onda não pode alcançá-lo;
- Afaste-se de animais marinhos como água-viva e caravelas;
- Respeite as sinalizações de perigo na praia.
- Pergunte sempre ao guarda-vidas qual é o melhor local para banho, procure nadar próximo a ele;