Diante das ocupações nove prédios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba e no Litoral, o reitor Zaki Akel anunciou nesta segunda (21) a mudança de alguns locais e data das provas da segunda fase do vestibular da instituição, agora marcado para o próximo sábado, dia 26. “Não havia agenda disponível nos locais para o dia 28, quando estava marcado o exame”, explicou Akel. De acordo com o reitor, as mudanças vão atingir 9.300 dos 15 mil inscritos em Curitiba e no Litoral. É um momento de instabilidade, afirmou o reitor.
Os vestibulandos serão avisados por ‘sms’ sobre a alteração, além de ampla divulgação a partir desta terça-feira (22) das mudanças no site da UFPR, inclusive com comprovante de ensalamento. Os novos locais são instituições privadas, parceiras da UFPR. Segundo o reitor, as provas serão levadas para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e para os Colégios Marista e Bagozzi.
Apenas o curso de música não sofrerá alterações, realizando as provas na segunda-feira (28).
Pedido de reintegração de posse – Akel ainda informou na entrevista coletiva que vai tomar medidas judiciais contra as ocupações. “Após as inúmeras e infrutíferas tentativas de conversação amigável com os alunos que ocupam os prédios, e diante da negativa de diálogo, bem como do agravamento do quadro, a solução foi recorrer a medidas judiciais. Tomamos duas medidas, a de pedido de reintegração de posse e também um interdito proibitório que impeça a tomada da Reitoria, Núcleo de Concurso e locais de prova, afirmou o reitor.