
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) iniciou a transferência gradual das atividades realizadas no Solar do Barão. A partir desta terça-feira (14), o Solar ficará fechado para visitação, mantendo apenas os cursos no local. Até o fim do ano, os três blocos do complexo cultural devem estar vazios para início das obras.
O Complexo Cultural Solar do Barão vai passar por obras de restauro e modernização.
O Solar do Barão abriga o Museu da Gravura, os Ateliês de Gravura, o Museu da Fotografia, o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, a Gibiteca e o Núcleo de Ópera Comunitário, além de setores técnicos, como o de montagem de exposições, e o Núcleo de Ação Educativa. Veja AQUI os locais para onde serão remanejados.
Ateliês
As atividades programadas dos cursos da Gibiteca, dos ateliês de gravura, além das aulas e oficinas de fotografia serão mantidas até novembro. Em 2026, os ateliês serão remanejados para o Solar da Cultura, União Paranaense de Estudante (UPE) e Escola de Patrimônio.
Núcleo de Ópera
Os ensaios do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba também continuam no Solar do Barão até o fim de novembro. Um novo local está sendo avaliado para abrigar a atividade.
Exposições
As exposições dos Museus da Gravura e da Fotografia já foram transferidas para o Memorial de Curitiba, a menos de 800 metros, que passa a sediar temporariamente a programação expositiva desses espaços.
Gibiteca
A Gibiteca de Curitiba, outro importante equipamento cultural do complexo do Solar do Barão, está de mudança para um casarão histórico na Rua São Francisco, 326, no Largo da Ordem, em frente à Casa da Memória.
“Estamos remanejando as exposições e atividades para outros espaços culturais da cidade, de modo a assegurar a continuidade da programação artística e educativa durante o período das obras, que devem durar cerca de dois anos”, explica o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.
A obra, conduzida pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, prevê a restauração e modernização completa da estrutura, com o objetivo de garantir melhores condições de funcionamento, segurança e acessibilidade para o público e para os profissionais que atuam no espaço.
As propostas da licitação para as obras serão abertas no próximo dia 21 de outubro. A expectativa é de que os trabalhos comecem no início do ano que vem e durem cerca de dois anos.
PRO Curitiba
As obras de reforma do Solar do Barão fazem parte do PRO Curitiba, o maior programa de investimentos da história da capital, com R$ 6 bilhões destinados a melhorias que transformam o dia a dia dos curitibanos.
Novos locais
Museu da Fotografia e Museu da Gravura
Exposições no Memorial de Curitiba: R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Gibiteca
Casarão amarelo: Rua São Francisco, 326 – Largo da Ordem (em frente à Casa da Memória)
*Em mudança: biblioteca de gibis, acervo, exposições e cursos
Ateliês de Gravura
Serigrafia
União Paranaense dos Estudantes: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.157 – São Francisco
Litografia, calcogravura, gravura em metal, xilogravura e linoleogravura
Solar da Cultura: R. Dr. Claudino dos Santos, 142 – São Francisco
Prática com Cores e Desenho de Observação
Escola de Patrimônio: R. Kellers, 63 – São Francisco
*A partir de 2026. Até novembro continuam sendo realizados no Solar do Barão
Ação Educativa
União Paranaense dos Estudantes: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.157 – São Francisco
Ensaios do Núcleo de Ópera Comunitária
Permanecem no Solar até novembro. Um novo local está sendo avaliado para as atividades em 2026
Centro de Documentação e Pesquisa
Museu Municipal de Arte (MuMA): Av. República Argentina, 3.430 – Portão Cultural
Contato pelos endereços eletrônicos:
Gibiteca ([email protected])
Ação Educativa ([email protected])
Museu da Gravura ([email protected])
Museu da Fotografia ([email protected])