queijo faep
Prêmio Queijos Paraná (Divulgação/Faep)

Os pecuaristas do Paraná produzem mais de 13 milhões de litros de leite todos os dias. Uma parte significativa, cerca de 6 milhões de litros, são transformados em queijos dos mais variados tipos.

Para dar visibilidade a essa produção e fomentar o aprimoramento, principalmente de queijarias artesanais, o Sistema FAEP lançou, em 2023, o Prêmio Queijos do Paraná, que concedeu medalhas a 88 produtos lácteos de diversas regiões do Estado, de um total de 450 queijos inscritos.

Ouça o episódio completo do Podcast no site do Sistema FAEP.

Para avaliar essa produção é preciso de um corpo jurado capacitado para reconhecer o sabor, textura, aroma e até o som dos queijos concorrentes. Para a segunda edição da premiação, que será realizada esse ano, esse time de jurados está sendo ampliado por meio de uma formação especial.

Nesse episódio do podcast Boletim no Rádio, do Sistema FAEP, esse tema é debatido pelo professor Antônio Fernandes, da Universidade de Viçosa (MG), que capacitou os jurados da premiação deste ano, e a técnica Luciana Matsuguma, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP.

Os outros entrevistados são alunos do curso de formação de jurados: Alessandro Nogueira, o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e o estudante de engenharia de alimentos da UEPG Matheus Baldykoski, que também é portador de deficiência visual. Ele conta como a privação de um sentido pode estimular outros como o paladar e o olfato, permitindo análises ainda mais criteriosas dos queijos participantes.