Como serão os próximo verões no litoral do Paraná com as novas obras em andamento

Na temporada de 2026, no entanto, algumas obras ainda estarão em andamento. Grande parte deve ser concluída na metade do ano, como a Ponte de Guaratuba, cuja previsão é abril do próximo ano

Editada por Isabelle Sales

O litoral do Paraná está passando pela maior transformação das últimas décadas. Entre a construção da nova Ponte de Guaratuba, a revitalização da orla de Matinhos, a duplicação da PR-412 e os projetos em Pontal do Paraná, a região deve ganhar um novo perfil turístico. A grande pergunta é: como serão os próximos verões quando tudo estiver pronto? Na temporada de 2026, no entanto, algumas obras ainda estarão em andamento.

Um dos maiores gargalos do litoral paranaense, a travessia entre Matinhos e Guaratuba, vai mudar radicalmente. A nova ponte promete acabar com as filas históricas do ferry boat, reduzindo o tempo de espera e garantindo mais conforto tanto para moradores quanto para turistas. De acordo com o cronograma, a equipe deve concluir a obra em abril de 2026.

Os acessos da ponte foram projetados para garantir fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário. O trecho de acesso ao lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de obras e o lado de Matinhos possui aproximadamente 880 metros. A extensão total, com a ponte, é de 3,07 km.

Orlas em Matinhos e Pontal do Paraná

Orla de Pontal (Foto: IAT)

As praias também vão ganhar nova cara. Em Matinhos, o alargamento da faixa de areia, o calçadão renovado e as ciclovias vão transformar a orla em espaço de lazer mais seguro e organizado. Já em Pontal do Paraná, o projeto inclui paisagismo, acessibilidade e quiosques modernos, atraindo ainda mais visitantes.

A primeira fase da revitalização, formalizada no fim de julho, prevê a revitalização de 3,66 quilômetros de extensão entre os balneários de Monções e Canoas. A execução é do Consórcio Orla de Pontal, vencedor da licitação, realizada pela modalidade menor preço. O investimento do Governo do Estado é de R$ 34,5 milhões. O prazo de execução de 13 meses.

Uma das melhorias mais aguardadas pela população de Pontal é a construção de um sistema de microdrenagem moderno ao longo da Avenida Deputado Aníbal Khury. A nova estrutura promete minimizar alagamentos e erosão do solo, dois problemas recorrentes em períodos de chuva intensa.

O sistema contará com galerias para escoamento da água da chuva, direcionando o fluxo para os canais de macrodrenagem já existentes em Pontal do Paraná, que promete reduzir os impactos das enchentes.

Duplicação da PR-412

Duplicação da PR-412 (Foto: Arnaldo Neto/AEN)

Com a duplicação da PR-412, a principal ligação entre as cidades do litoral ficará mais fluida. O impacto direto será sentido no turismo: viagens mais rápidas, menos congestionamentos e maior valorização dos imóveis e comércios locais.

Também conhecida como Rodovia Máximo Jamur, a estrada de 14,28 quilômetros terá duplicação em concreto, fruto do investimento de R$ 274 milhões para melhorar a principal ligação entre as duas cidades litorâneas. A obra deve durar três anos.

Orla Histórica de Guaratuba

Orla histórica de Guaratuba deve passar por revitalização. (AEN)

A Orla Histórica de Guaratuba, que abrange o entorno da Praça dos Namorados, o casario e a margem da baía, contará com uma a ampla revitalização promovida pelo Governo do Paraná, em parceria com o município. A gestão estadual também trabalha na elaboração de um amplo projeto para as orlas da Praia Central, Praia de Caieiras e Prainha. A exemplo do que aconteceu em Matinhos, elas serão beneficiadas com obras de engorda da faixa de areia e nova infraestrutura urbana.

O projeto mais avançado é da Orla Histórica. Ele envolve a construção de um grande deck de madeira, reforma de trapiches, novo calçamento, paisagismo, iluminação, espaços de lazer e convivência e estacionamento, o que promete melhorar a experiência de moradores e turistas que frequentam a região.

A  obra deve ser iniciada no segundo semestre deste ano, dentro de um cronograma de 12 meses. A execução deverá ser dividida em duas etapas para não impactar os comerciantes da região durante a alta temporada de verão, sendo concluída no primeiro semestre de 2026.