00449258
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

A etapa que abriu a primeira Copa Curitiba de Skate, neste domingo (26/5) esquentou a manhã gelada na pista Praça Parigot, no Sitio Cercado. Os competidores que participaram da primeira de cinco etapas da competição inédita na capital paranaense contaram com o apoio e torcida de familiares e amigos para as manobras.

Com a maioria dos participantes vindos de diversos bairros da cidade, a disputa atraiu também skatistas vindos outras cidades, para utilizarem a qualidade da estrutura das pistas de Curitiba. À beira da pista, a torcida deu todo jeito para se esquentar na manhã gelada: trouxeram garrafa térmica, cobertores, cadeiras e muito agasalho.


Noah, 7 anos, veio com a família de Guaratuba para a disputa. Acostumado com pistas de várias cidades – já competiu campeonatos paranaenses e o brasileiro para sua faixa etária – conta que gosta bastante das pistas de Curitiba.

“Gostei bastante dessa pista e é um bom lugar para eu treinar para o Campeonato Paranaense”, falou o pequeno.

Acompanhado dos pais, os comerciantes Lincon Zela, 34, e Karoline Bacera, Noah mostrou-se rapidamente familiarizado com a nova pista, além de já conhecer boa parte dos competidores.
Entre eles, Miguelzinho, 7 anos, que foi à Copa Curitiba com toda a família, que mora no bairro Santa Cândida: a mãe Amanda Nonohay, 25, e o pai, Cristian Sulivan, 27; davam conselhos entre o aquecimento, uma volta e outra. Do outro lado da pista, os avós, Kathryn Souza, 44, e Rodrigo José Kokote, 47, foram para tietar o curitibinha. “Ele se interessou pelo esporte quando a bisavó deu o primeiro skate para ele. Agora, leva toda a família para todo lado”, contou Kathryn.

Para iniciantes

Com inscrições gratuitas, a Copa Curitiba de Skate visa incentivar crianças, jovens e adolescentes que estão iniciando na modalidade a experimentarem o ambiente de competição e interagir com outros skatistas, fomentando a modalidade que há décadas faz parte do cotidiano da cidade.
O assessor para Juventude e Paradesporto da Smelj, Helton Sais, reforça que a Prefeitura dá todo apoio para quem quiser participar das próximas etapas. “Por exemplo, hoje tivemos um competidor, o João, que não vinha porque tinha quebrado o skate. Emprestamos um para ele. Curitiba tem 37 pistas pela da cidade e queremos que sejam usadas por quem já pratica e pelas novas gerações”, disse.

Próximas etapas

Além da etapa deste domingo, a Copa disputada terá mais quatro etapas já agendadas e uma etapa bônus, com data a ser definida. O formato da disputa é o de “Linha de Manobras”, que tem os seguintes critérios: dificuldade das manobras, velocidade, estilo, aproveitamento da área e criatividade.

A  2ª etapa da Copa Curitiba de Skate será dia 9 de junho (domingo) , na Praça Soldado Wagner (esquina das Ruas Enette Dubard com Carlos Munhoz da Rocha, no Tatuquara). Já a 3ª etapa seletiva será no dia 4/8, domingo, na Praça Saturno (Rua Capitão Domingos Castellano, 150 – Santo Inácio). A 4ª etapa será no dia 8/9, domingo, no CEL Avelino Vieira (R. Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri) e a 5ª e última será no dia 10/11, domingo, na Pista do Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749 – Tarumã).
Serão premiados os cinco melhores skatistas de cada categoria em cada etapa, com troféu e/ou medalha. Ao término da 5ª etapa serão premiados os melhores skatistas ranqueados de cada categoria da Copa Curitiba de Skate 2024.