
A Festa de Chanucá (Festa das Luzes) reuniu a comunidade judaica na Praça 29 de Março ao longo desta última semana. A Festa de Chanucá é uma tradição da comunidade judaica celebrada em todo o mundo e que dura oito dias. A celebração começou na noite do dia 22 de dezembro, com a presença do prefeito Rafael Greca, que acionou o mecanismo para acender a vela-mestra do monumento do candelabro chanukia de nove braços. O acendimento representou o primeiro dia da celebração.
O Chanucá integra o calendário oficial do município de Curitiba. A festa Chanucá acontece em memória da consagração do Templo de Jerusalém, por volta de 167 a.C., que havia sido profanado durante a dominação grega. Conta a tradição que o óleo deixado para acender o candelabro duraria apenas um dia e, milagrosamente, durou oito, tempo suficiente para que se pudesse produzir um novo suprimento para o ritual religioso.
Para lembrar o fato, as famílias costumam acender as velas em suas casas durante oito noites, uma para cada dia do milagre. A data é celebrada de acordo com o calendário hebraico e costuma coincidir com o mês do Natal cristão. Nos dias seguintes ao dia 22, integrantes da comunidade judaica acenderam as demais velas na Praça 29 de Março. Neste domingo (29), seria acesa a última.