Concessionária de rodovias do Paraná inclui guinchos elétricos na sua frota

Veículos já estão em operação no trecho administrado, garantindo mais eficiência no atendimento aos usuários

Assessoria de Imprensa
guincho eletrico via araucaria

Guincho elétrico da Via Araucária (Divulgação/Via Araucária)

A Via Araucária, concessionária de rodovias no Paraná, conta a partir de agora com uma frota própria para atendimento operacional aos usuários da rodovia. Entre as aquisições, destacam-se os guinchos elétricos para reboque de veículos leves, que fazem parte de uma estratégia focada na redução das emissões de gases de efeito estufa e na otimização dos serviços prestados na rodovia.

De acordo com o gerente de Operações da Via Araucária, Jorge Baracho, a Via Araucária vem conduzindo estudos sobre a eletrificação de sua frota e identificou ganhos significativos nessa transição, incluindo redução de emissão de gases poluentes, diminuição de custos com combustível e manutenção e operação otimizada, com menor tempo de resposta para determinados atendimentos.

Os guinchos elétricos contarão com carregadores instalados nas Bases de Serviço Operacional (BSOs), garantindo autonomia operacional sem impactar o atendimento ao usuário.

“Atualmente, esses veículos operam em trechos estratégicos da concessão, e há estudos em andamento para ampliar a frota elétrica no futuro. Para isso, é necessário enfrentar desafios logísticos e operacionais para tornar a eletrificação ainda mais viável”, explica Baracho.

Frota operacional inclui também guinchos super pesados

Com uma frota operacional própria, a concessionária tem controle total sobre os veículos, o que permite maior agilidade na gestão da operação, garantindo disponibilidade imediata e tempo de resposta reduzido no atendimento aos usuários. Além disso, permite maior previsibilidade e controle de custos operacionais, viabilizando investimentos estratégicos na modernização dos equipamentos.

Confira os veículos adquiridos:

4 guinchos super pesados para transporte de caminhões, com capacidade de reboque de até 70 toneladas;
4 guinchos elétricos para veículos leves, com autonomia de aproximadamente 150 km e pontos de recarga distribuídos estrategicamente nas Bases de Serviço Operacional (BSO’s);
2 caminhões pipa para combate a incêndios;
2 caminhões boiadeiros para resgate de animais;
2 caminhões elétricos para uso das equipes de conservação viária.

Essa nova estrutura se soma à frota já existente da concessionária, que conta com 13 veículos de inspeção e 10 ambulâncias, sendo três delas do tipo UTI.

Sobre a Via Araucária

A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br.

(I) BR-277/PR:

– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;

– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;

– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;

– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:

– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:

– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba–PR.

(IV) BR-476/PR:

– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:

– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:

– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

(VII) PR-427:

– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira–PR.