O concreto, por meio da técnica whitetopping, foi o método escolhido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) para ampliar e restaurar as PRs 230 e 317. O edital da restauração e ampliação em concreto das rodovias será usado entre Assis Chateaubriand e Toledo, ambos municípios da região Oeste. O trecho tem extensão de 40,09 quilômetros.
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“Esta é uma excelente novidade para os 200 mil habitantes de Toledo e Assis Chateaubriand e para todo o setor produtivo. O novo pavimento de concreto trará mais segurança e menos necessidade de conservação pelos próximos 20 anos, garantindo conforto para os usuários e competitividade para os produtores”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Como serão as obras?
Ambas rodovias vão receber novo pavimento em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual recebe melhorias e é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL)
As pistas serão alargadas para 3,6 metros de largura em cada faixa, com acostamentos externos de 2,5 metros. Também serão implantados 5,7 quilômetros de terceiras faixas em cinco segmentos críticos de ultrapassagem, e 2,2 quilômetros de vias marginais no perímetro urbano de Assis Chateaubriand, nos dois sentidos de tráfego. As marginais terão duas faixas de 3,5 metros e calçadas para pedestres com 2 metros.
Trecho terá três viadutos
Também estão previstos três viadutos nesta obra. O primeiro será no km 591 da PR-239, entroncamento da rodovia com a Avenida Tupãssi, dentro Assis Chateaubriand. A pista será elevada e será implantada uma rótula sob ela, interligando as vias marginais.
O segundo viaduto será no km 612 da PR-239, entroncamento com a PR-581, acesso para o município de Tupãssi. Neste ponto será rebaixada a PR-581 e implantadas alças de acesso, sendo uma interseção do tipo Trombeta.
O terceiro viaduto ficará no entroncamento da PR-317 com a PR-182, em Toledo, prevendo elevação da pista da PR-182 e implantação de uma rótula sob ela.
“Os estudos preliminares do anteprojeto da obra indicaram estas três soluções como as melhores para garantir trafegabilidade com segurança e agilidade nas interseções em desnível, e os novos projetos vão confirmar isso ou propor alternativas ainda melhores para o trecho”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
O anteprojeto prevê ainda sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, iluminação das interseções e marginais, abrigos para parada de ônibus, rampas de acessibilidade, paisagismo e demais serviços complementares.
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Disputa pela execução da obra com concreto já tem data
O edital utiliza a modalidade contratação integrada, contemplando elaboração de projetos e execução da obra. A sessão de disputa está marcada para o dia 12 de dezembro, no portal de compras do governo federal, o compras.gov. O orçamento da empreitada é sigiloso, conforme previsto na lei federal de licitações, visando garantir que as empresas interessadas estudem cuidadosamente o edital e seus anexos para elaborar as propostas de preços.
O prazo de execução da obra é de 26 meses, sendo seis meses para elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e 20 meses para os serviços da obra em si.