Concurso de bengalas inteligentes tem 100 projetos

Redação Bem Paraná
concurso de bengalas inteligentes

1º Concurso Público de Inovação do Paraná - "Desafio de Inovação Bengalas Inteligentes" (Foto: Gabriel Rosa/AEN)

O concurso para criação de bengalas inteligentes lançado pelo governo do Paraná registra 100 projetos inscritos. O concurso nacional “Desafio de Inovação: Bengalas Inteligentes” registrou 100 inscrições de todo o Brasil.

O desafio visa estimular o desenvolvimento de protótipos de bengalas inteligentes que melhorem a mobilidade e a qualidade de vida de pessoas cegas, principalmente com a detecção de obstáculos acima da cintura. O concurso distribuirá um montante total de R$ 2,8 milhões em prêmios.

A expectativa inicial era receber 20 projetos.

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, destaca que esse é o primeiro concurso público de inovação do Paraná, além de ser o primeiro deste modelo voltado para produção de bengalas inteligentes do País.

“A expectativa inicial era receber cerca de 20 propostas, o que já seria considerado um sucesso. Para nossa satisfação, porém, o número de inscrições alcançou 100, vindas de todo o Brasil. Esse resultado demonstra o impacto da iniciativa e conseguimos mobilizar pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa”, afirma.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o concurso vai garantir mais autonomia, segurança e inclusão para a população com deficiência visual.

“É inspirador ver tantas inscrições de todo o Brasil. A iniciativa mostra o quanto a inovação pode transformar vidas, oferecendo maior autonomia e segurança para pessoas cegas. Tenho certeza de que teremos muitas ideias inovadoras surgindo para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida de quem mais precisa”, diz.