Aeroporto
Aeroporto Afonso Pena: saiba o que fazer em casos de atraso ou cancelamento de voo por causa da neblina, (Geraldo Bubniak/AEN)

O mês de maio registrou alta no transporte de passageiros aéreos no País. Foram 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. Na comparação com abril de 2025, o aumento foi de 4%, superando os 7,9 milhões de viajantes registrados naquele mês.

O maior fluxo de passageiros entre estados ocorreu na rota São Paulo–Rio de Janeiro, que liderou o ranking com 607,8 mil viajantes. Na sequência, aparece a conexão entre São Paulo e Paraná, com 582,5 mil viajantes.

Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). E consolidam o quinto mês do ano como o segundo melhor desempenho do ano em volume de passageiros. O mês de janeiro somou 8,6 milhões de embarques e desembarques em voos domésticos.

“Os brasileiros estão viajando mais pelo país e esse crescimento é um reflexo direto do fortalecimento do turismo brasileiro. Mais pessoas estão conhecendo novos destinos e movimentando a economia, com geração de renda e emprego. Nosso compromisso é continuar trabalhando na ampliação da conectividade aérea, na oferta de rotas e na infraestrutura turística, potencializando a atividade no país”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

“O aumento no fluxo de passageiros não se concentra apenas nos grandes centros, mas também em destinos emergentes, o que fortalece o turismo regional e amplia as oportunidades de desenvolvimento econômico nas mais diversas regiões do Brasil”, complementou o ministro.

O Paraná também já recebeu mais de 584,7 mil turistas internacionais entre janeiro e maio. Houve um aumento de 26,2% no comparativo com os primeiros cinco meses de 2024 (463,1 mil turistas estrangeiros).

Discussão do planejamento do turismo nesta semana define legado para os próximos anos

O planejamento de turismo que o Governo do Paraná deixará para as próximas gestões e gerações vai virar tema de discussão durante a conferência sobre o Plano do Paraná Turístico 2050. Ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho em Porto Rico (Noroeste do Estado), no Território do Encontro das Águas e Biomas.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu). E tem como objetivo construir, de forma participativa, um plano com resultados de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento do setor, com foco em sustentabilidade, inovação e geração de oportunidades.

Os organizadores pretendem reunir gestores públicos, empresários, profissionais do turismo e lideranças locais para debater a realidade atual do turismo, seus potenciais e desafios, tendências, hábitos e preferências dos viajantes, além de contextualizar o cenário estadual. Essa conferência é considerada o projeto-piloto do Plano Turístico 2050. O objetivo da equipe da Secretaria é replicar o formato das discussões nos demais 17 territórios turísticos do Paraná.